Domingo, Fevereiro 5, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ana Pastor desbloqueia impasse no Canal do Panamá

por T&N
07/01/2014
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) e o Grupo Unidos Pelo Canal (GUPC) acordaram em discordar e em dirimir as divergências nas instâncias arbitrais previstas no contrato de 2009. A suspensão das obras parece afastada. A intervenção da ministra espanhola do Fomento terá sido decisiva.

O consórcio construtor, liderado pela espanhola Sacyr, reclama 1,6 mil milhões de dólares de sobrecustos na construção do terceiro jogo de eclusas do canal do Panamá. A ACP apenas reconheceu até ao momento cerca de 150 milhões, mas agora estará disposta a pagar até 320 milhões para desbloquear a situação de imediato. O resto dos valores será discutido em sede de tribunal arbitral.

A ministra espanhola do Fomento esteve no Panamá, onde se avistou com o presidente do país, com a ACP e com dirigentes do construtor. Dos encontros saiu o acordo para as negociações bilaterais entre a ACP e o GUPC.

O envolvimento de Ana Pastor justifica-se pela liderança da Sacyr no consórcio construtor, mas também, ou mais ainda, pelo facto de a empreitada de alargamento do Canal do Panamá envolver cerca de 300 empresas espanholas. A ministra garantiu, todavia, que Espanha não financiará o prosseguimento dos trabalhos.

Antes, à ameaça do consórcio liderado pela Sacyr de suspender as obras no próximo dia 21, respondeu a Autoridade do Canal do Panamá com a garantia de ter condições para assumir a conclusão dos trabalhos. Além do mais, porque pode activar a caução de 600 milhões de dólares que o GPUC teve de depositar quando ganhou o concurso internacional.

As obras de alargamento do Canal do Panamá estão realizadas em cerca de 70%. Os trabalhos deverão ficar concluídos ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Na expectativa do “novo” canal, armadores e portos têm investido milhões no aumento das suas frotas e na ampliação das respectivas infra-estruturas.

Notícias Relacionadas

TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?
Opinião

TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

03/02/2023
DHL Express aumenta preços em 3,9%
Aéreo

DHL investe 25 milhões no aeroporto do Porto

03/02/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015
Cruzeiros

Governo dos Açores contra ecotaxa nos cruzeiros

03/02/2023
A seguir

Evergreen liderará ano recorde de entregas de porta-contentores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

03/02/2023
DHL Express aumenta preços em 3,9%

DHL investe 25 milhões no aeroporto do Porto

03/02/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Governo dos Açores contra ecotaxa nos cruzeiros

03/02/2023
Taxas aeroportuárias sobem em média 4%

Taxas aeroportuárias sobem em média 4%

03/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist