A ANA dispõe-se a pagar sozinha o novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete, mas exige prolongar a concessão e aumentar o valor das taxas.
No dia previsto, o Governo anunciou, em comunicado, ter convidado a ANA a preparar a candidatura ao novo aeroporto de Lisboa (Luís Vaz de Camões),em Alcochete.
É a resposta (esperada) ao relatório inicial apresentado pela ANA no passado 17 de Dezembro. Com ela, entra-se numa nova fase do processo mas, sublinha o Executivo, não se trata ainda de negociar o que quer que seja.
Todavia, no comunicado do Ministério das Infraestruturas, já se adiantam algumas condições do lado da tutela, nomeadamente, a redução do custo total do projecto (admitindo-se ajustes às especificações do projecto),o cumprimento da legislação ambiental aplicável (em Alcochete e, já agora, na ampliação da capacidade da Portela), a possível redução do prazo (seis anos) de construção do n ovo aeroporto e, last but not the least, a discussão do modelo financeiro, tendo como prioridade a defesa dos contribuintes e do país.
A proposta de financiamento apresentada pela ANA não prevê a contribuição directa do Orçamento do Estado para pagar o aeroporto em Alcochete, saúda o Governo, ao mesmo tempo que assume o objectivo de assegurar a competitividade das taxas aeroportuárias e limitar a extensão da concessão.
O comunicado ministerial não avança pormenores da proposta da ANA, mas o “Correio da Manhã” noticia que a concessionária pretende estender a concessão e aumentar as taxas aeroportuárias.
Em concreto, o prolongamento da concessão reclamado é de 30 anos, e o aumento das taxas deverá ser significativo até 2030 (dos actuais 14,63 euros/pax para 23,37 euros), após o que será feita a actualização em linha com a inflação.
A ANA estima que o novo aeroporto de Lisboa custará 8,5 mil milhões de euros.
Lisboa é única capital da Europa sem qualquer HUB de carga aérea, até o Porto tem e muito moderno ! É com esta gestão incompetente que vivemos, Madrid e Barcelona têm vários HUBS , VERGONHA !
Lisboa é única capital da Europa sem qualquer HUB de carga aérea, até o Porto tem e muito moderno ! É com esta gestão incompetente que vivemos, Madrid e Barcelona têm vários HUBS , VERGONHA ! JÁ CHEGA DE SERMOS TÃO INCOMPETENTES …
Lisboa corre o risco ficar sem carga aérea devido à intenção da IAG, dona da British & Ibêria, quererem ” SECAR ECONÓMICA E FINANCEIRAMENTE a TAP” (cada vez menos portuguesa ) para concentrarem em Madrid / Barajas um MEGA HUB para América do sul (Brasil, etc) ficando Lisboa a ver os aviões passarem ao nosso lado com as mercadorias e os passajeiros vindos de Espanha e da Europa. Vão inaugurar o terminal 6 antes que o NAL em Alcochete inicie as obras, continuamos parados como há 50 anos, igual aconteceu com Alqueva ! Quando vão acordar os drs. Pinto Luz e Castro Almeida, para não perdermos PRR, PDR 2030, uma vez que o 2020 jâ está risco termos que devolver ??
Lisboa corre risco perder PRR, PDR 2030 por incapacidade execução das grandes obras em Lisboa, Porto, Algarve. Tanta burocracia pararam os ministros Pinto Luz e Castro Almeida. É triste mas é verdade, temos dinheiro da UE mas Portugal não consegue gerir fluxos económicos e financeiros desta dimensão , desde entrada na CEE em 1986.