O aeroporto do Montijo não será ‘low cost” na qualidade, mas dirigir-se-á às companhias com rotas “ponto a ponto”, indicou o presidente executivo da ANA.

Montijo será para operações ponto a ponto

Na 6.ª conferência franco-portuguesa, que decorreu em Lisboa, num período de perguntas e respostas, Thierry Ligonnière recordou que o actual aeroporto, Humberto Delgado, vai manter o seu papel de hub, nomeadamente da TAP, enquanto a estrutura complementar prevista para o Montijo será para “ponto a ponto, para as companhias que o desejarem”.

“A segregação não é no modelo económico. O Montijo será um modelo ponto a ponto e não ‘low cost’. Terá uma qualidade fantástica de serviço e estará dedicado a companhias dedicadas a ponto a ponto”, precisou.

À questão sobre as acessibilidades da nova estrutura para o centro da cidade, Thierry Ligonnière recordou que a escolha pelo Montijo, em detrimento de outros locais, levou em conta as distâncias e que muitas companhias aéreas fizeram saber que não queriam um aeroporto afastado da capital.

Para ligar Montijo a Lisboa estão previstos dois acessos principais, acrescentou o presidente da ANA, indicando o uso da ponte Vasco da Gama, onde haverá uma “saída específica e rápida” para o aeroporto.

O outro acesso será através do rio Tejo: uma “experiência bastante simpática para os turistas poderem chegar ao centro através de barco, num percurso muito rápido, de 15 minutos apenas”.

Escusando-se a indicar, por agora, o investimento que a dona da ANA, a Vinci, fará no Montijo, a mesma fonte referiu “centenas de milhares de euros” e voltou a garantir que se mantém o calendário previsto, que aponta para a operação civil na actual base militar em 2022.

Na sua intervenção na conferência, Ligonnière voltou a mostrar a imagem do novo aeroporto e indicou a concepção prevista para permitir “circuitos curtos de circulação”, até porque os aviões são rentáveis quando “estão a voar e não
quando estão no solo”. O aeroporto irá privilegiar ainda a luminosidade e as tecnologias, acrescentou.

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