Ana Vieira da Mata é a nova presidente da ANAC. A sua nomeação foi decidida pelo Governo no último Conselho de Ministros antes da demissão pelo Presidente da República.
Ana Vieira da Mata era até aqui aqui vogal do Conselho de Administração da ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil, cargo para que foi nomeada em Novembro de 2021.
Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, Ana Vieira da Mata começou a sua carreira na Direcção-Geral da Indústria, como técnica superior, mas depois disso fez praticamente todo o seu percurso profissional no INAC, primeiro, e na ANAC, depois, onde começou por ser Directora do Gabinete de Estudos e Controlo de Gestão, passou a Directora da Direcção de Regulação Económica e, em 2021, ascendeu a vogal do Conselho de Administração.
A nova presidente da ANAC sucede a Tânia Cardoso Simões, que ascendeu a presidente também em Novembro de 2021, na sequência da saída Luís Ribeiro (ela que era desde 2016 vogal do Conselho de Administração).
O mandato de Tânia Cardoso Simões terminou a 30 de Setembro do ano passado, mas só agora foi decidida a sua substituição, com os indispensáveis pareceres da Assembleia da República a chegarem sobre hora, mesmo a tempo do último Conselho de Ministros presidido por António Costa.
Engraçado que o ex-Ministro do Ambiente nem construiu a ligação para aeroporto de Lisboa vir a receber por oleaduto o prometido projeto que originou as greves dos transportes perigosos !