A ANA tem 30 dias para iniciar as negociações com os utilizadores dos aeroportos sobre melhorias nos níveis de qualidade de serviço, determinou a ANAC.
A decisão do regulador, anunciada em comunicado, decorre da proposta da ANA de manutenção, a partir de 1 de Abril, “da métrica, bem como dos níveis mínimos de serviço de 2023”, com o fundamento que “os actuais níveis de serviço e respectiva métrica “são adequados para assegurar uma correcta representatividade e monitorização dos processos e garantem um bom nível de serviço às Companhias Aéreas e Passageiros”.
Opinião diferente tem a ANAC, que refere “as situações de incumprimento sistemático, em alguns dos indicadores” nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, a deterioração da “avaliação da qualidade do serviço por parte dos passageiros” e o aumento dos “números de reclamações de passageiros”.
Acresce, sustenta o regulador, que “os aumentos de taxas verificados não têm sido acompanhados de revisões em alta dos níveis de qualidade de serviço, demonstrando um desajuste entre os níveis das taxas aplicadas e a qualidade do serviço prestado”.
A ANAC alude ainda aos comentários dos utilizadores no âmbito do processo de consulta promovido pela ANA (ainda que nenhum tenha apresentado reclamações fundamentadas junto do regulador) e sublinha que “o Acordo alcançado entre a ANA e os utilizadores em 2014 e 2015 [e que ainda vigora] não tem carácter vitalício”.
Por tudo isso, remata o comunicado, ” a ANAC determinou à ANA que, no prazo de 30 dias, inicie um processo negocial com os utilizadores dos aeroportos nacionais de modo a ajustar os níveis de qualidade de serviço nos mesmos, à actual realidade”.
ANA é vergonhosa como o desgoverno PS, nada fazem e apenas roubam os contribuintes lol …
É a ANAC que confirma a nossa opiniao que é a generalizada e comum a todos utilizadores ! …