Sábado, Junho 14, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    Blockchain na otimização do setor portuário

    Por que é que a maioria das transformações logísticas falha?

    Há Mar e Mar

    Há Mar e Mar

    Lisnave com menos vendas e lucros em 2024

    Desenvolvimento futuro do estaleiro da Lisnave

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Brasil discute nova Lei dos Portos

    Neutralidade carbónica e emissões âmbito 3

    IA na Supply Chain

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    Blockchain na otimização do setor portuário

    Por que é que a maioria das transformações logísticas falha?

    Há Mar e Mar

    Há Mar e Mar

    Lisnave com menos vendas e lucros em 2024

    Desenvolvimento futuro do estaleiro da Lisnave

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Brasil discute nova Lei dos Portos

    Neutralidade carbónica e emissões âmbito 3

    IA na Supply Chain

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Angola retoma terminal da Barra do Dande

por T&N
07/11/2019
em Infra-estruturas
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A Sonangol e e um xeque do Dubai vão retomar a construção da base logística de armazenamento de produtos petrolíferos da Barra do Dande, em Angola.

Numa primeira fase, o complexo da Barra do Dande terá uma capacidade de armazenamento em terra de 641 500 metros cúbicos, resultado de um investimento de 600 milhões de dólares.

Numa segunda fase, a capacidade poderá subir até aos 1,7 milhões de metros cúbicos de produtos derivados de petróleo.  No entanto, a expansão só avançará em função das conclusões dos estudos de mercado, esclareceu o director do projecto do Terminal Oceânico da Barra do Dande, Mauro Graça.

Lertambém

Alta Velocidade: novo concurso mantém estação em Coimbra-B

Alta Velocidade: novo concurso mantém estação em Coimbra-B

23/04/2025
Centro e Salamanca pedem reforço do Corredor Atlântico

Centro e Salamanca pedem reforço do Corredor Atlântico

10/04/2025

“Não vamos construir algo que não tenha um mercado consumidor”, salientou. O objecivo, prosseguiu, é analisar e rever o projecto e ajustá-lo ao conceito actual.

“Temos de ter um projecto sustentável que seja capaz de gerar o máximo de receitas para o Estado e para os seus accionistas. Vamos ter de fazer análise do mercado regional e local, em termos da capacidade e daí poderemos dimensionar o terminal e, consequentemente, o valor necessário para a sua conclusão”, explicou.

O responsável adiantou que joint venture a 50-50 entre a Sonangol e o xeque Ahmed Damook Al Marktoum, do Dubai, surge no âmbito dos “esforços do Executivo” na busca de novos investidores, que considerou “fundamental para a estratégia de sustentabilidade energética do país”.

A infra-estrutura deve estar operacional no primeiro semestre de 2022, prevendo-se que as obras tenham início dois anos antes.

Construção parada desde 2016

O projecto da Barra do Dande (província do Bengo, Centro-Norte de Angola), que prevê a construção de uma base de armazenamento e recepção de produtos derivados de petróleo, foi iniciado em 2014 e interrompido em 2016, “por força do contexto económico que o país e a empresa viviam”, lembrou Mauro Graça.

A construção da infra-estrutura estava anteriormente estimada em 1 500 milhões de dólares e iria ser desenvolvida pela Atlantic Ventures, uma empresa associada a Isabel dos Santos, filha do antigo Presidente angolano José Eduardo dos Santos, que viu o contrato ser revogado em 2018 e avançou, na altura, com um processo contra o Estado angolano.

Mauro Graça disse aos jornalistas que o contrato anterior já não está em vigor, admitindo que ainda subsistem por resolver questões que “estão a ser tratadas” e que não quis especificar.

Quanto à diferença entre os custos – de 1 500 para 600 milhões de dólares-, explicou que o conceito inicial contemplava uma série de outras infra-estruturas que “nesta fase não são prioritárias”, ainda que possam vir a ser feitas caso haja viabilidade.

 

Notícias Relacionadas

Angola lança concurso para o porto da Barra do Dande
Marítimo

Brasileiros ganham terminal da barra do Dande

10/08/2021
Angola lança concurso para o porto da Barra do Dande
Infra-estruturas

Angola lança concurso para o porto da Barra do Dande

03/07/2018
A seguir
Bruxelas confirma acordo com armadores sobre política tarifária

Zona euro e Alemanha vão crescer menos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Embraer prevê procura de 10 500 aviões

Embraer prevê procura de 10 500 aviões

13/06/2025
Alsa Todi instala o primeiro simulador de condução de autocarros

Alsa Todi instala o primeiro simulador de condução de autocarros

13/06/2025
MSC em vias de controlar 15% do mercado de terminais de contentores

MSC em vias de controlar 15% do mercado de terminais de contentores

13/06/2025
A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

13/06/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados