Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aniversário da Transinsular deu voz a “sector silencioso”

por T&N
30/01/2015
em Marítimo, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Aos 30 anos e com seis navios, a Transinsular é o maior armador nacional da marinha de comércio. Na hora de celebrar, Luís Nagy, o presidente da companhia, reclamou mais apoios para o sector. No que contou com o apoio do Presidente da República.

© Presidência da República Portuguesa

Os responsáveis da Transinsular (e do Grupo ETE) aproveitaram a celebração do 30.º aniversário da criação da companhia (então como empresa pública) para insistirem na necessidade de o Governo reforçar os apoios ao sector, nomeadamente aplicando as guidelines determinadas pela União Europeia e que são prática concorrente noutros estados-membros.

Luís Nagy lembrou que em vários países os armadores estão isentos de descontos para a Segurança Social e para o IRS, enquanto por cá o reembolso é apenas parcial e decidido casuisticamente, numa base anual.

E lembrou também que enquanto em Portugal foram fortemente reduzidos os incentivos previstos no art.º 51.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, noutros países europeus a cobrança do IRC aos armadores foi substituída pelo regime de “tonnage tax”.

O presidente da Transinsular apelou, por isso, a que os incentivos em sede de IRS e Segurança Social sejam estabelecidos numa base plurianual e num montante previsível, e que seja adoptada a “tonnage tax” ou, pelo menos, repostos os benefícios fiscais.

Só assim, reforçou, será possível aos armadores nacionais projectarem os seus investimentos. E só assim será possível estancar a decadência do sector e, ao invés, atrair mais armadores.

 

PR: “Não nos podemos resignar ou acomodar”

Convidado de honra da cerimónia na Gare Marítima de Alcântara, o Presidente da República falou de um ”sector silencioso”, sublinhando que “muito pouco se diz ou se faz pela nossa marinha de comércio”. Em contraste com o que acontece na Europa.

Cavaco Silva lembrou que o sector, hoje, é um “pálido vestígio” dos anos 70, quando a marinha de comércio nacional era uma das 15 maiores do mundo em tonelagem. “Tal decadência parece incomodar poucos em Portugal”, denunciou.

“Não nos podemos resignar ou acomodar ao declínio da marinha nacional”, continuou, lembrando e exemplo da Lisnave para sustentar que depois do declínio é possível a recuperação.

O Presidente da República referiu-se ainda à questão da “tonnage tax”, dizendo que “merece ser ponderada”. E exortou os importadores e exportadores a perceberem a importância de disporem de uma marinha de comércio nacional.

A Transinsular opera essencialmente nas ligações às regiões autónomas e no short sea europeu, além de manter ligações regulares com as Canárias, Mauritânia, Guiné Bissau e Cabo Verde.

No ano passado transportou 850 mil toneladas de carga contentorizada, 110 mil toneladas de carga frigorífica, 8 000 viaturas e 9 000 cabeças de gado (dos Açores).

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Navio-tanque São Jorge regressa aos Açores
Marítimo

Navio-tanque São Jorge regressa aos Açores

15/11/2022
Hapag-LLoyd e UASC criam número cinco mundial
Marítimo

CEO da Hapag-Lloyd admite revisão da tonnage tax

07/09/2022
Transinsular retoma abastecimento de combustíveis nos Açores
Marítimo

Transinsular retoma abastecimento de combustíveis nos Açores

18/02/2022
A seguir

Paris proíbe camiões mais poluentes a partir de Julho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Wec Lines e Arkas reforçam em Setúbal

Setúbal recuou para 6,2 milhões de toneladas

09/02/2023
Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

08/02/2023
TAP faz estreia mundial do A330neo

TAP terá perdido 444 milhões com troca de Airbus

08/02/2023
Transtejo lança concurso para carregar navios eléctricos

Transtejo terá quatro ferries eléctricos até ao final do ano

08/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist