Segunda-feira, Maio 12, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

    O oásis Total

    Quo vadis, Donald?

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

    O oásis Total

    Quo vadis, Donald?

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

António Mendonça defende aeroporto em Alcochete

por T&N
22/06/2022
em Aéreo
3
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O bastonário da Ordem dos Economistas defende que Alcochete é a localização para o novo aeroporto da região de Lisboa que serve os interesses estratégicos do país a longo prazo.

António Mendonça falava numa audição na Assembleia da República, requerida pelo PCP, tendo sublinhado que as ideias por si defendidas não correspondem a uma posição institucional da Ordem, que ainda não estudou de forma aprofundada o tema do novo aeroporto.

Lertambém

Governo moçambicano anuncia auditoria forense à LAM

Governo moçambicano anuncia auditoria forense à LAM

07/05/2025
Aena expande zona de carga em Madrid Barajas

Aena expande zona de carga em Madrid Barajas

06/05/2025
“Um projecto desta natureza tem de ser pensado fundamentalmente em termos estratégicos”, começou por apontar o antigo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações entre 2009 e 2011 (governo PS), acrescentando que deve ser alcançado consenso relativamente a uma “solução de longo prazo e que se enquadre nos objectivos estratégicos do país”.

Para o economista, “o cenário de Alcochete é o que parece mais de acordo com a visão de natureza estratégica” defendida.

António Mendonça vincou que o investimento neste tipo de infra-estruturas tem de ser encarado no sentido da contribuição que podem dar para recuperar as dinâmicas de crescimento económico de que o país precisa, num local que potencie novas dinâmicas económicas, em termos nacional e local.

O bastonário da Ordem dos Economistas apontou que “tudo o que havia para estudar, está estudado”, relativamente à localização do novo aeroporto, frisando que o importante “é tomar uma decisão”, defendendo que os custos de uma “não-decisão” são “muito grandes”.

“Queria chamar a atenção para o desperdício nacional que está associado a este tempo todo de indecisão e tudo aquilo que foi gasto, não foi propriamente cinco tostões”, referiu.

António Mendonça defendeu também que o novo aeroporto deve ter em consideração os interesses da TAP, companhia aérea de base nacional, que já se manifestou contra a construção no Montijo e uma solução dual (Portela + 1).

Relativamente às dúvidas levantadas sobre a escolha do consórcio que junta a COBA – Consultores de Engenharia e Ambiente e a Ingeniería y Economía del Transporte (empresa pública espanhola) para a elaboração da Avaliação Ambiental Estratégica, devido a eventuais conflitos de interesses estratégicos entre Portugal e Espanha, o bastonário lembrou que também há empresas portuguesas a participar em concursos internacionais, embora “possa existir a preocupação”.

Notícias Relacionadas

ANA investe 233 milhões no aeroporto de Lisboa
Aéreo

Governo “não acredita” na proposta da ANA para o novo aeroporto

12/02/2025
PSD recupera NAL em Alcochete
Aéreo

ANA quer mais 30 anos de concessão e mais taxas

17/01/2025
ANA “muito optimista” em relação a Alcochete
Aéreo

ANA admite novo aeroporto sem encargos para os contribuintes

18/12/2024
A seguir
Kuehne + Nagel destrona DHL na carga aérea

Kuehne + Nagel destrona DHL na carga aérea

Comentários 3

  1. Helder Almeida says:
    3 anos atrás

    O Senhor Bastonário não pode ser mais claro: está tudo estudado, só falta ter a coragem de decidir o que é sustentadamente certo; Alcochete não passaria de um “apeadeiro” .
    Alcochete seria uma opção para o futuro, sem mais gastos iniciais que a “solução” Montijo. considerando a continuação do Aerop. H. Delgado, que deveria ser desativado no futuro com todos os benefícios para a cidade de Lisboa. Porque não, naquela grande área, criar uma zona verde (SEM RELVADOS que consomem muita água)? seria um bom pulmão para o ambiente e para uma cidade que não é tão verde como se apregoa…

  2. helder almeida says:
    3 anos atrás

    Errata: Montijo não passaria de um “apeadeiro”: correcção à 2ª linha do comentário acima

  3. luis pereira says:
    3 anos atrás

    “As voltas que a vida dá” este senhor foi ministro dos transportes, teve na mão oportunidade lançar a obra do NAL e nada fez como restantes ministros do PS, foram todos e continuam a ser (incluindo os 2 Pedros) ministros JAMAIS, meteram e continuam a meter água há décadas, incompetência + corrupção, Portugal no seu pior o PS , passaram 10 anos e continuam impedir construção do terminal carga aérea da DHL, vergonha de Costa & Medina do PS !!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Transporte de carga vs Poluição atmosférica

Transporte de carga vs Poluição atmosférica

12/05/2025
Grupo Torrestir volta à Transport Logistic 2025

Grupo Torrestir volta à Transport Logistic 2025

12/05/2025
Rede de bicicletas Gira chegou às 24 freguesias de Lisboa

Rede de bicicletas Gira chegou às 24 freguesias de Lisboa

09/05/2025
Unir transportou 35 milhões de passageiros em 2024

Unir transportou 35 milhões de passageiros em 2024

09/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados