Com o acordo de financiamento firmado com o Governo, as autarquias estão agora em condições de pagar os 60 milhões de euros que devem aos transportadores públicos rodoviários de passageiros, considera a associação do sector.
As dívidas, sublinha a Antrop, resultam sobretudo da prestação de serviços de transporte escolar e urbano. Em falta estarão cerca de 250 autarquias.
Com o acordo ontem firmado ente o Governo e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), para permitir o pagamento de dívidas de curto prazo vencidas no prazo de 90 dias, também as dívidas aos transportadores “podem agora ser regularizadas, evitando assim a ruptura daqueles serviços”, confia a Antrop.
No comunicado emitido a propósito, a associação dos transportadores públicos rodoviários de passageiros “destaca o esforço desenvolvido pelos membros do Governo envolvidos neste processo”, e sublinha o contributo do acordo alcançado “para a sustentabilidade financeira das empresas deste sector de grande importância estratégica nacional (…), que prestam um serviço público de interesse geral”.