Roterdão já não é o maior porto europeu na movimentação de contentores. Foi ultrapassado por Antuérpia-Bruges, de acordo com os dados relativos ao primeiro trimestre de 2025.
O porto de Roterdão movimentou no primeiro trimestre 3,3 milhões de TEU, num crescimento homólogo de 2,2%, ao passo que Antuérpia-Bruges processou 3,4 milhões de TEU, a crescer 4,5% face ao mesmo período de 2024.
Com isso, o porto de Roterdão perdeu a liderança no Velho Continente, liderança que detinha desde 1966, quando se iniciaram as linhas regulares de transporte marítimo de contentores, assinalou Theo Notteboom, numa nota nas redes sociais.
Se Antuérpia-Bruges (que se fundiram em 2022) conseguirá segurar a liderança é a dúvida que se coloca, para mais num momento de grande volatilidade no mercado e, ainda, de realinhamento das principais alianças de shipping de contentores.
Certo é que a aproximação dos portos belgas a Roterdão não é de agora, lembrou Theo Notteboom, tendo-se acelerado no pós-pandemia.
No ano passado, recorde-se, Roterdão movimentou 13,8 milhões de TEU, com um crescimento homólogo de 2,8%, ao passo que Antuérpia-Bruges avançou 8,1% até aos 13,5 milhões de TEU.
Considerando o período entre 2007 e 2024, Roterdão cresceu 28%, ao passo que Antuérpia-Bruges superou os 32%.
A disputa pela liderança europeia está, pois, mais acesa que nunca, mas circunscrita a estes dois players, uma vez que o terceiro classificado no ranking – Hamburgo – se ficou no ano passado pelos 7,8 milhões de TEU.