O porto de Antuérpia renovou o recorde de movimentação de contentores em 2020, atingindo pela primeira vez os 12 milhões de TEU.
Nem a pandemia conseguiu interromper o crescimento do porto de Antuérpia no segmento dos contentores que se tem verificado nos últimos anos. Depois de um primeiro impacto negativo, a actvidade voltou a crescer a partir de Julho e terminou o ano a crescer 1,3%.
De acordo com os dados divulgados pela autoridade portuária, a carga contentorizada totalizou 139 milhões de toneladas (mais 0,2% em termos homólogos) e ajudar a mitigar as perdas globais no exercício.
No ano findo, Antuérpia processou 230,8 milhões de toneladas 3,1% abaixo do verificado em 2019.
A carga geral fraccionada foi a mais castigada, com um recuo de 20,6% para 6,6 milhões de toneladas. Os granéis sólidos perderam 17% para 11,6 milhões de toneladas e os líquidos recuaram 4,2% para 69 milhões de toneladas (com a movimentação de crude a afundar 60%?).
A carga ro-ro cedeu 9,4% até aos 4,6 milhões de toneladas, essencialmente à custa da redução dos movimentos de veículos novos e usados.
No comentário aos resultados, o CEO do porto de Antuérpia, Jacques Vandermeiren destacou o facto de o porto belga ter feito melhor do que os seus pares regionais, muito devido ao tráfego de contentores, cada vez mais importante e a justificar a expansão da capacidade instalada.