O porto de Antuérpia recebeu no passado sábado o primeiro comboio de mercadorias proveniente da cidade chinesa de Tangshan.

Desenvolvido no âmbito da iniciativa Belt and Road, o serviço ferroviário é um projecto promovido pela câmara municipal e pelo porto de Tangshan, em colaboração com as companhias estatais Cosco Shipping Lines e CRCT – China Railway Container Transportation.

De acordo com os promotores da ligação, o novo serviço reduz o transit time das mercadorias, dos 35 dias da ligação marítima para entre 16 a 20 dias.

Neste caso concreto, segundo dados da autoridade portuária de Antuérpia, o comboio partiu do porto chinês de Tangshan a 26 de Abril e percorreu os 11 mil quilómetros até  à cidade belga em 16 dias. Passou pela estação fronteiriça de Alashankou, pelo Cazaquistão, pela Bielorrússia, pela Polónia e pela Alemanha até chegar ao destino.

O comboio transportou um total de 34 contentores, carregados com matérias-primas para uso em várias indústrias, como papel e cerâmica, pasta dentífrica e cosméticos.

O consignatário é a Cosco Shipping Belgium, que assegurará o envio das mercadorias aos clientes finais, segundo o porto.

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*