A partir de 1 de Junho, o porto de Antuérpia oferecerá descontos aos navios que usem tecnologias alternativas para reduzirem as emissões poluentes.

Porto de Antuérpia

As companhias poderão obter aquele benefício se conseguirem provar que os seus navios utilizam filtros de emissões (scrubbers) ou são locomovidos a gás natural liquefeito (GNL) pelo menos 24 horas antes de fazerem escala no porto belga.

Os navios a GNL obterão um desconto de 20%, enquanto aqueles equipados com filtros emissões terão um benefício de 15%. Estas percentagens serão, gradualmente, reduzidas em 2016, no sentido de discriminar positivamente os “early adopters” que façam desde já os investimentos necessários. Assim, as percentagens de desconto serão, respectivamente, de 15% e 10% em 2016, e 10% e 5%, em 2017.

Estes benefícios acumulam ao já existente desconto ESI (do inglês Environment Shipping Index), que oferece créditos de zero a 100 consoante o desempenho dos navios em termos de emissões de NOx, SOx e CO2.

Os navios que consigam um mínimo de 31 créditos obtêm uma redução de 10% na factura portuária. O sistema ESI é praticado, no presente, por 25 portos e já beneficiou mais de 3 000 navios.

Tags:

Comments are closed.