A AP Moller Capital, em parceria com a Olam International e a Africa Finance Corporation (AFC), anunciou que irá investir em infra-estruturas de transportes na África Ocidental através do Africa Infrastructure Fund.
A AP Moller Capital terá 43% da plataforma, a Olam 1% e a AFC 26%. Será gerida pela ARISE Ports & Logistics, com sede no Reino Unido.
Esta capital de risco, que está a aplicar fundos em infra-estruturas portuárias, rodoviárias, logísticas e ferroviárias, pretende contribuir para um melhor ambiente de comércio. O foco estará na expansão do ecossistema de ligação de minas e um porto de carga geral no Gabão, bem como no desenvolvimento de novas estruturas na Mauritânia, começando com um novo porto de cargas variadas em Nouakchott e um novo porto de granéis em San Pedro (Costa do Marfim).
“Investir em ecossistemas de infra-estruturas locais [de transportes] é investir na prosperidade local. Cria empregos e oportunidades numa região profundamente dependente de investimentos e desenvolvimento”, indica, citado em comunicado, Kim Fejfer, director-geral e CEO da AP Moller Capital. Fejfer foi nomeado presidente da ARISE Ports & Logistics.
A AP Moller Capital é uma afiliada da AP Moller Holding, liderada por Robbert Uggla, fundada em 2017 para investir sobretudo em infra-estruturas em mercados em crescimento.