A AP Moller e três fundos de pensões dinamarqueses – o PensionDanmark, o PKA e o Lægernes Pension – lançaram um fundo focado em investimentos em infra-estruturas em África.
Os quatro parceiros investiram 550 milhões de dólares (465 milhões de euros) no Africa Infrastructure Fund I, assim se designa o fundo, que se concentrará principalmente nas áreas dos transportes e da energia no continente africano.
O fundo estará aberto à subscrição por investidores dinamarqueses e internacionais ao longo dos próximos 12 meses. A sua vida útil específica será de 10 anos e tem como objectivo inicial realizar entre 10 a 15 investimentos no total.
“Vemos isto como uma oportunidade única para investir numa região com alto crescimento económico e atractivas oportunidades de investimento ao lado de um parceiro – a AP Moller Capital – que possui uma vasta experiência de investimento combinada com uma rede sólida e uma carteira promissora de projectos de investimento”, afirmou, citado em comunicado, Torben Möger Pedersen, CEO da PensionDanmark.
A AP Moller Holding é agora liderada por Robert Uggla, o neto do falecido Maersk Mc-Kinney Moller, fundador do grupo Maersk.