Sexta-feira, Fevereiro 26, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    CEO da CMA CGM diz que o sector está bem e recomenda-se

    CMA CGM terá 6 navios a GNL no Transpacífico

    Exportações de mobiliário e colchoaria em alta

    Exportações do cluster do mobiliário caíram 14%

    Grimaldi amplia concessão em Barcelona

    Grimaldi amplia concessão em Barcelona

    EDP abastece Alta Velocidade espanhola

    EDP abastece Alta Velocidade espanhola

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    CEO da CMA CGM diz que o sector está bem e recomenda-se

    CMA CGM terá 6 navios a GNL no Transpacífico

    Exportações de mobiliário e colchoaria em alta

    Exportações do cluster do mobiliário caíram 14%

    Grimaldi amplia concessão em Barcelona

    Grimaldi amplia concessão em Barcelona

    EDP abastece Alta Velocidade espanhola

    EDP abastece Alta Velocidade espanhola

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

APAT critica transportadores marítimos

por T&N
04/12/2020
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A APAT critica o comportamento das companhias marítimas em tempos de pandemia e pede a intervenção da Comissão Europeia, a exemplo do que estão a fazer EUA, China e Índia.

Para a APAT, o transporte marítimo não está a fazer o que lhe competiria para ajudar a ultrapassar a crise provocada pela Covid-19 e, por isso, faz parte do problema e não da solução.

 

Em comunicado, a associação dos transitários demarca-se “em absoluto e veementemente das recentes práticas do transporte marítimo, nomeadamente as que impactam diretamente com a adição de sobretaxas várias desde o início da pandemia da COVID-19, alterando condições pré acordadas entre as partes”.

Em concreto, a associação lembra que desde o início da crise “se tem sentido um forte impacto do desequilíbrio de contentores e a redução da capacidade do transporte marítimo junto dos carregadores e dos transitários”, com prejuízo para as cadeias de abastecimento globais.

A propósito, a APAT refere as investigações em curso “nos USA, na China e na India [às] políticas e as práticas das companhias marítimas globais relacionadas com a imobilização e sobreestadia (D&D – Detention & Demurrage), a devolução de contentores bem como a disponibilidade de contentores e ainda as inúmeras sobretaxas criadas e aplicadas às empresas exportadoras, importadoras e aos transitários”.

Ao invés, “e apesar de muitas insistências através das Associações Europeias que representam as Associações Nacionais” a Comissão Europeia (CE) “nada tem feito para que se inverta a situação” E daí que a APAT apele “à tutela [para] que intervenha junto da CE de modo a que esta actue energicamente de forma a proteger e a possibilitar a recuperação da economia nacional”.

De acordo com a Sea-Intelligence, o transporte marítimo de contentores deverá terminar o ano com um EBITDA de 14 mil milhões de dólares, que será o melhor resultado dos últimos oito anos.

No terceiro trimestre do ano corrente, Maersk e CMA CGM atingiram margens operacionais de 25%.

 

Tags: ApatCovid-19transporte marítimo

Notícias Relacionadas

Boeing 737 MAX só voará em Janeiro
Aéreo

IATA prevê perdas de até 95 mil milhões

25 de Fevereiro, 2021
APAT promove “Conversas fora de bordo”
Marítimo

APAT promove “Conversas fora de bordo”

23 de Fevereiro, 2021
Sines cai com descarbonização e confinamento
Destaque

AGEPOR “explica” escassez de contentores

19 de Fevereiro, 2021
A seguir
Comércio mundial sofre queda sem precedentes

Fretes spot no Ásia-Europa já triplicaram

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

       

+ Recentes

CEO da CMA CGM diz que o sector está bem e recomenda-se

CMA CGM terá 6 navios a GNL no Transpacífico

25 de Fevereiro, 2021
Exportações de mobiliário e colchoaria em alta

Exportações do cluster do mobiliário caíram 14%

25 de Fevereiro, 2021
Grimaldi amplia concessão em Barcelona

Grimaldi amplia concessão em Barcelona

25 de Fevereiro, 2021
EDP abastece Alta Velocidade espanhola

EDP abastece Alta Velocidade espanhola

25 de Fevereiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist