Quarta-feira, Junho 18, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Autoridades Competentes no transporte de mercadorias perigosas (1)

    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    Blockchain na otimização do setor portuário

    Por que é que a maioria das transformações logísticas falha?

    Há Mar e Mar

    Há Mar e Mar

    Lisnave com menos vendas e lucros em 2024

    Desenvolvimento futuro do estaleiro da Lisnave

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Brasil discute nova Lei dos Portos

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Autoridades Competentes no transporte de mercadorias perigosas (1)

    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    Blockchain na otimização do setor portuário

    Por que é que a maioria das transformações logísticas falha?

    Há Mar e Mar

    Há Mar e Mar

    Lisnave com menos vendas e lucros em 2024

    Desenvolvimento futuro do estaleiro da Lisnave

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Brasil discute nova Lei dos Portos

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

APAT defende transhipment na Trafaria

por T&N
21/12/2015
em Marítimo, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O novo terminal de contentores do porto de Lisboa deverá localizar-se na Trafaria, ao invés do Barreiro, e servir os tráfegos de transhipment, defende o presidente da associação dos transitários de Portugal (Apat).

Barreiro

“O projecto do Barreiro só faz sentido para retirar alguns dos terminais da margem Norte do rio Tejo em Lisboa e se vocacionarmos o Barreiro para receber navios equivalentes aos que escalam actualmente a margem Norte”, sublinha Paulo Paiva, em entrevista ao “DE”.

“O que defendo é que a Trafaria tem fortes condições de ser um grande porto internacional e de transhipment, criando condições positivas para os exportadores nacionais”, acrescenta o empresário e dirigente associativo, para quem “não podemos fazer depender investimentos que têm influência na economia de questões de contestação política ou social”.

Lertambém

Boeing "vê" carga aérea a crescer 3,7% ao ano

Boeing “vê” carga aérea a crescer 3,7% ao ano

17/06/2025
Portugal perdeu um lugar no ranking da competitividade do IMD

Portugal perdeu um lugar no ranking da competitividade do IMD

17/06/2025

Na mesma linha, Paulo Paiva defende, para Sines, que “é importante manter o crescimento e que se decida rapidamente avançar com o investimento de expansão que está acordado num memorando de entendimento já assinado entre o anterior Governo e a concessionária para aumentar essa capacidade, que dizem que se vai esgotar dentro de três anos”.

Ainda no capítulo dos investimentos em infra-estruturas de transportes, o presidente da Apat defende a prioridade à ferrovia em bitola europeia. “Considero que é útil termos pronta a ligação a Espanha o mais depressa possível e termos a porta aberta para exportar para o resto da Europa. Temos de perceber de uma vez por todas que a bitola europeia terá de ser uma realidade e é urgente fazer o investimento nesse sentido”, afirma.

Transitários sofrem com Brasil e Angola

As crises que afectam as economias de Brasil e Angola, importantes parceiros comerciais de Portugal, estão a afectar negativamente os transitários nacionais.

O presidente da Apat estima, por isso, que este ano o volume de negócios (1,8 mil milhões de euros, em 2o14) das cerca de 250 empresas do sector deverá ressentir-se. Em particular, sublinha, “o mercado angolano deverá valer cerca de 40% do total no caso das grandes empresas e de entre 80% e 90% no caso das pequenas e médias empresas, mas não temos dados oficiais”, acrescenta Paulo Paiva.

Também por isso, mas não só, o dirigente associativo defende uma maior intervenção da AMT na regulação do acesso à actividade, depois da liberalização ocorrida em 2013.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

MSC negoceia entrada da COSCO na compra da Hutchison Ports
Marítimo

MSC negoceia entrada da COSCO na compra da Hutchison Ports

16/06/2025
MSC em vias de controlar 15% do mercado de terminais de contentores
Marítimo

MSC em vias de controlar 15% do mercado de terminais de contentores

13/06/2025
Menzies insiste na taxa de continuidade de serviço
Aéreo

Menzies insiste na taxa de continuidade de serviço

30/05/2025
A seguir
MSC supera um milhão de TEU em transhipment em Portugal

MSC supera um milhão de TEU em transhipment em Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Iate Bunty faz escala no porto da Figueira da Foz

Iate Bunty faz escala no porto da Figueira da Foz

17/06/2025
Boeing "vê" carga aérea a crescer 3,7% ao ano

Boeing “vê” carga aérea a crescer 3,7% ao ano

17/06/2025
Portugal perdeu um lugar no ranking da competitividade do IMD

Portugal perdeu um lugar no ranking da competitividade do IMD

17/06/2025
Porto de Aveiro recebeu navio com 36 metros de boca

Porto de Aveiro recebeu navio com 36 metros de boca

17/06/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados