Quinta-feira, Junho 8, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

APAT impulsiona Fórum de Carga Aérea

por T&N
17/05/2023
em Aéreo
2
TAP cria empresa para a carga e correio
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A APAT aposta na criação de um Fórum de Carga Aérea que reúna os stakeholders do sector e todos quantos queiram ajudar ao desenvolvimento da actividade. Na primeira reunião, só a ANA faltou à chamada.

Fracassado o modelo das comunidades de carga aérea de Lisboa e do Porto, mas mantendo-se a importância da actividade e os problemas que dificultam o seu desenvolvimento, a associação dos transitários tenta agora promover um fórum de debate e reflexão sobre o sector, uma estrutura muito “light”, assente nas tecnologias de partilha de informação, que influencie quem de direito a tomar as medidas necessárias, avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o presidente executivo da APAT.

O “pontapé de saída” foi dado no início do corrente mês, numa reunião que juntou na sede da APAT, em Lisboa, representantes de transitários, de companhias aéreas (TAP, Lufthansa e Emirates) e dos handlers (Portway e Groundforce).

“Nesta fase, a ANAC e a Autoridade Tributária não foram convidadas”, disse Nabo Martins. Já a ANA “foi convidada, mas não respondeu”, acrescentou.

Prevista, mas ainda sem data, está uma reunião idêntica para o Porto, ainda que a ideia de um fórum nacional., ao invés de duas organizações regionais, seja, ao que parece, a preferida.

O que é já certo é que a organização “estará aberta aos contributos de todos”, o que será facilitado pelo recurso às plataformas digitais para troca e difusão de informação, disse ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o presidente executivo da APAT.

Da primeira reunião saiu também a decisão de elaborar um documento que fixe as principais preocupações dos stakeholders, para apresentação a quem de direito. O texto “deverá ficar concluído nos próximos dias”, para depois ser circulado pelos promotores, “para receber eventuais contribuições”.

E quais são as principais preocupações? As de sempre, ou pelo menos as de há muito tempo, poder-se-á dizer ouvindo António Nabo Martins: “estamos a falar, desde logo,  das dificuldades na inspecção e fiscalização das mercadorias, com aparelhos desadequados e sem a utilização de cães para despiste de substâncias ilícitas”, referiu. A que acresce “a falta de condições das instalações destinadas à carga, nos aeroportos de Lisboa e Porto”.

 

Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar cargas e descargas
Rodoviário

APDL defende aumentos para os transportadores

22/02/2023
Yilport cresce 36% nos contentores
Marítimo

AGEPOR, APAT e CPC pedem alternativas para os portos

09/01/2023
Cargofive e Maeil juntas na digitalização dos transitários
Marítimo

APAT alerta para riscos da baixa dos fretes

06/01/2023
A seguir
Terminal de cruzeiros do Douro demorará 2 anos

Terminal de cruzeiros do Douro demorará 2 anos

Comentários 2

  1. luis pereira says:
    3 semanas atrás

    Alguém consegue ajudar DHL obter a licenca construção do HUB no aeroporto de Lisboa já passaram quase 10 anos à espera e nada ? Este desgoverno só dá prejuizo à nossa economia não basta atrasos no PDR2020, PRR e PDR 2030 …

  2. luis pereira says:
    1 semana atrás

    Basta de CORRUPÇÃO na TAP e impedirem a DHL de construir o HUB na Portela para proteger a TAP que já custou aos contribuintes + de 3.25 biliões € !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Linha do Minho: comboios de 750 metros já chegam à fronteira

Linha do Minho: comboios de 750 metros já chegam à fronteira

07/06/2023
Covid: Hapag-Lloyd alerta para efeitos tardios

CEO da Hapag-Lloyd avisa para fretes insustentáveis

07/06/2023
Cargofive acelera na transformação digital

Cargofive acelera na transformação digital

07/06/2023
Presidente da CE apadrinha navio a metanol da Maersk

Presidente da CE apadrinha navio a metanol da Maersk

07/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist