Como podem os transitários e os portos colaborar para responder aos novos desafios e captar mais cargas? Tema para as “Conversas fora de bordo” da APAT.
Já a partir de 4 de Março, com uma cadência trimestral, a APAT propõe-se percorrer o país, de Sul para Norte, começando por Sines, reunindo em webinars protagonistas locais para, juntos, reflectirem sobre o que está a mudar no contexto do negócio.
Na sessão de Sines participarão o presidente da administração portuária, José Luís Cacho, Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, Nuno Carlota, director de Procurement e Business Development da PSA Sines, e António Nabo Martins, presidente executivo da APAT. Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, fará o encerramento.
“O objectivo principal é perceber como enfrentar esta nova realidade do Pós-Covid e até do Pós Brexit”, refere a associação dos transitários, em comunicado.
“É expectável que os mercados “naturais” se alterem. A globalização tal como a conhecemos poderá sofrer balanceamentos disruptivos e as “fábricas do mundo” poderão deixar de ser apenas no Oriente”, lembra a APAT. E depois, o confinamento acelerou, e de que maneira, o crescimento do e-commerce, “alterando assim o paradigma” da indústria dos transportes.
“Para isso é importante perceber como podemos todos trabalhar para alargar os hinterlands portuários
e, neste caso em particular, o que pode dar o porto de Sines e o que podem dar os transitários e
restantes parceiros da cadeia?”, destaca a APAT.
A participação nos webinars será gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.