Sábado, Fevereiro 4, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

APAT quer carga aérea integrada na JUL

por T&N
07/10/2019
em Aéreo
2
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A APAT defende a integração do modo aéreo na Janela Única Logística (JUL) e a criação de fóruns de simplificação de procedimentos nos aeroportos.

JUL só não integra o modo aéreo

A JUL evoluiu a partir da JUP (Janela Única Portuária) para integrar os transportadores rodoviários e ferroviários e os operadores de plataformas. Mas mantém de fora o transporte aéreo. Porquê? Porque “ninguém falou nisso!”, lembrou, no Seminário de Transporte Aéreo do TRANSPORTES & NEGÓCIOS, o presidente executivo da APAT.

António Nabo Martins evocou encontros com a DGRM onde o tema foi abordado e disse que desde logo a entidade que superintende o processo de implementação da JUL demonstrou abertura para incluir o alargamento da JUL ao modo aéreo no Portugal 2030.

O dirigente dos transitários disse não perceber o porquê de o modo aéreo ter ficado de fora da JUL, uma ferramenta que, sublinhou, permite pôr em ligação todos os intervenientes na cadeia logística, públicos e privados, agilizando e desmaterializando os procedimentos.

Em jeito de resposta a Paulo Carvalheiro (Groundforce), que defendeu a necessidade de haver mais e melhor  comunicação para agilizar os fluxos de cargas do lado terra, Nabo Martins sustentou que a JUL pode resolver muitos dos problemas, pelo que não será preciso “inventar a roda”.

Fóruns de simplificação

O presidente executivo da APAT deu ainda conta dos contactos mantidos com a ANA para a criação de fóruns de simplificação de procedimentos nos aeroportos de Lisboa e Porto.

Nabo Martins lembrou a existência da comunidade de carga aérea do aeroporto de Lisboa, entretanto extinta, e sustentou que a criação de fóruns será mais fácil, ágil e expedita.

Na prática, e de novo, tratar-se-á de “importar” para o modo aéreo a experiência bem sucedida dos fóruns de simplificação existentes nos principais portos nacionais, e onde se reúnem os representantes dos principais membros das respectivas comunidades portuárias.

O Seminário de Transporte Aéreo do TRANSPORTES & NEGÓCIOS reuniu no Porto representantes dos principais stakeholders do mercado da carga aérea – companhias de aviação, gestora da infra-estrutura, operadores expresso, handlers, transitários e carregadores. A sessão teve o apoio da CPDL, DHL Express e Portway.

 

Notícias Relacionadas

TAP Cargo espera operar cargueiros em Junho
Aéreo

Carga aérea crescerá 3,7% ao ano até 2041

26/01/2023
Repensar a (i)razoabilidade da decisão
Opinião

A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

17/01/2023
TAP Cargo espera operar cargueiros em Junho
Aéreo

Mercado de carga aérea cai em mês de pico

10/01/2023
A seguir
Lisboa recebe carris para a rede ferroviária

Lisboa recebe carris para a rede ferroviária

Comentários 2

  1. luis pereira says:
    3 anos atrás

    Após 9 anos a câmara de Lisboa continua sem entregar a licença de construção do novo HUB à DHL no aeroporto de Lisboa, 2 vergonhas para António Costa (ex-presidente) e Fernando Medina (actual) que nada fazem pela economia !!

  2. luis pereira says:
    3 anos atrás

    Seria enorme incompetência e a perda oportunidade não ver integrada carga aérea depois de instituições sector alertarem para o “esquecimento”. Portugal por culpa única exclusiva deste governo PS está nos últimos lugares do ranking europeu quanto às acessibilidades aéreas, marítimas e ferroviárias. Temos os piores aeroportos, os piores portos e os piores comboios, independentemente serem para transporte mercadorias e/ou passageiros. Foi este legado 4 anos da geringonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

03/02/2023
DHL Express aumenta preços em 3,9%

DHL investe 25 milhões no aeroporto do Porto

03/02/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Governo dos Açores contra ecotaxa nos cruzeiros

03/02/2023
Taxas aeroportuárias sobem em média 4%

Taxas aeroportuárias sobem em média 4%

03/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist