A APDL prevê reduzir em 20% as emissões poluentes das suas embarcações com a utilização dos biocombustíveis da Prio. O protocolo de colaboração foi hoje assinado.
A APDL e a Prio firmaram hoje uma parceria para a utilização de Eco bunkers (combustível marítimo com uma uma incorporação de 20% de biodiesel – B20) “em embarcações que operam e que servem de apoio ao porto como, por exemplo, os rebocadores e as lanchas dos pilotos”.
“Com este combustível a APDL vai conseguir reduzir em 20% a pegada associada às suas embarcações, concretizando mais um desígnio do roteiro para a descarbonização e transição energética do Porto de Leixões”, sustenta o presidente da APDL, Nuno Araújo, citado em comunicado da administração portuária.
O Porto de Leixões, recorde-se, propõe-se atingir a neutralidade carbónica até 2035, isto é, 15 anos antes da data limite estabelecida pela União Europeia.
Uma das estratégias para o cumprimento do objetivo da APDL consiste “na substituição do combustível de origem fóssil por combustível com incorporação de biocombustível, produzidos a partir de resíduos, contribuindo para a redução das emissões de CO2 [dióxido de carbono] da sua frota naval”, segundo a empresa.
O porto de Leixões junta-se, assim, ao porto de Aveiro na utilização dos biocombustíveis produzidos pela Prio. No porto aveirense, vários são já os equipamentos de movimentação de cargas da Aveiport (Grupo ETE) alimentados a biocombistível e, mais recentemente, também as lanchas dos pilotos consomem Eco Bunkers.
Foi no final de 2020 que a Prio anunciou o lançamento do Eco Bunker, produzido na sua unidade de Aveiro, numa estreia absoluta na Península Ibérica.
De acordo com os criadores, a utilização do Eco Bunkers como combustível não afecta a performance dos navios e permite reduzir em até 18% as emissões de CO2 e o consumo de combustível em até 10%.
Hoje, em Leixões, o presidente executivo da Prio, Emanuel Proença, assumiu “a vontade de ajudar a descarbonizar por completo todos os portos do Norte”.
Parabéns ao actual presidente do porto de Leixoes pela obra feita, a sua saida vai ser dificil de substituir mas deu contributo decisivo para recuperar competitividade a nivel nacional e internacional. Bem haja pelo exelente trabalho.