A Janela Única Logística (JUL) está já em pleno funcionamento no porto de Leixões, anunciou a APDL em comunicado.
“Após um período de implementação que teve início a 30 de Novembro, a Janela Única Logística (JUL) encontra-se em pleno funcionamento no Porto de Leixões reflectindo o intenso e rigoroso trabalho desenvolvido durante esta transição”, refere a administração portuário.
Pioneiro na JUP, o porto de Leixões foi o último a implementar a JUL, o que mereceu críticas. Em jeito de justificação, a APDL relembra que “o sistema de informação portuária do Porto de Leixões apresenta uma elevada complexidade, devido à diversidade de serviços e inúmeras entidades que integra, como os processos relativos ao meio de transporte (marítimo, ferrovia e rodovia) e à movimentação de mercadorias”.
E acrescenta: “Este processo exigiu também a integração dos procedimentos de entrada e saída de mercadorias na Portaria Única do Porto de Leixões, em estreita articulação com os processos aduaneiros e os dos depositários (concessionários)”.
Para garantir que a transição corria – e continua a correr – pelo melhor, “foi constituída uma equipa multidisciplinar composta por membros da APDL, concessionários e fornecedores do sistema operativo. Esta equipa permanece em alerta contínuo para responder de forma imediata a quaisquer incidentes, garantindo a estabilidade e eficiência do sistema”, assegura a administração portuária.
Passados quase 20 anos ainda não foi adjudicado o novo terminal contentores do porto de Leixões !