A Várzeamistosa é a nova concessionária do porto comercial da Sardoura, na Via Navegável do Douro, anunciou a APDL.
O contrato de Concessão de Serviço Público do Porto Comercial da Sardoura, válido por um período de 30 anos, tem efeito desde o passado dia 1 de Janeiro.
Localizado na margem esquerda do Douro, o porto fluvial de Sardoura dispõe de cerca de três hectares de terrapleno e plataforma de carga, além de excelentes acessibilidades rodoviárias, sublinha a APDL.
Com a concessão, a autoridade portuária propõe-se “fomentar o desenvolvimento económico regional, promovendo a transferência modal do transporte rodoviário para o fluvial, o que se traduz em benefícios económicos, sociais e ambientais significativos” e consolidar “o papel da Via Navegável do Douro como uma infra-estrutura de referência para a sustentabilidade e eficiência no transporte de mercadorias”.
Os últimos dados estatísticos disponibilizados pela APDL sobre o movimento de mercadorias no Douro remontam a 2022, com um total de 12 682 toneladas processadas no porto comercial da Várzea, localizado na margam direita do rio, praticamente defronte do de Sardoura, que não registou movimentos em 2022 e 2021 (e em 2020 comentou 15,9 mil toneladas).