Sábado, Junho 10, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

APDL duplica básculas para pesagem de contentores

por T&N
07/06/2016
em Marítimo, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A APDL tem em curso a compra de mais duas básculas de pesagem de camiões, a serem instaladas na VILPL, para garantir a fluidez do tráfego apesar da pesagem obrigatória dos contentores imposta pelas novas regras da Convenção Solas.

Leixões - TCL

A novidade foi dada por Rui Cunha, responsável de operações portuárias e segurança da APDL, num encontro hoje promovido pela administração portuária para explicar à comunidade portuária os novos procedimentos impostos pela Convenção Solas, a partir de 1 de Julho.

Actualmente a APDL dipõe de duas básculas que, segundo aquele dirigente, terão capacidade para realizar cerca de mil pesagens por dia, o suficiente para satisfazer as necessidades (aquando da recente greve no porto de Lisboa, o pico do tráfego de camiões em Leixões chegou aos 1 100 pesados/dia).

O reforço da capacidade de pesagem visará, assim, sobretudo prevenir alguma falha dos equipamentos ou um pico anormal de procura, sustentou Rui Cunha.

TCL operacional a partir de dia 24

As novas regras  entram em vigor a 1 de Julho, mas já no dia 30 de Junho só entrarão no terminal de Leixões contentores com o peso bruto verificado, avisou Urbano Gomes, administrador da concessionária TCL.

Para prevenir falhas, o sistema informático do terminal estará apto a receber as mensagens da pesagem dos contentores a partir do próximo dia 24, acrescentou.

Seguro é que a partir de 1  de Julho não serão aceites contentores sem o peso bruto verificado. O que implicará, para que nada falhe, o envolvimento dos carregadores, transitários, transportadores rodoviários, agentes e linhas de navegação, operadores logísticos de base ferroviária,…

Quanto às possíveis discrepâncias entre o peso declarado e o peso efectivo dos contentores, elas não poderão ultrapassar os 5% ou os 750 kg. A este propósito, Urbano Gomes salientou que em nenhum caso poderá ser ultrapassado o payload (capacidade estrutural de carga do contentor), e que a margem concedida visará essencialmente acomodar variações que têm mais a ver com o peso do veículo do transporte do que com o do contentor propriamente dito.

De qualquer modo, ficou dito, o TCL não prevê confirmar os pesos declarados dos contentores (para além do que já faz hoje, em circunstâncias excepcionais, por razões de segurança). Essa verificação ficará a cargo do IMT. Como, não se sabe.

Operadores continuam com dúvidas

Quando faltam apenas cerca de três semanas para a entrada em vigor das novas regras, continua sem se saber quando será publicada a legislação nacional que terá de ser cumprida.

Na sessão de hoje, em Leixões, foram muitas as questões colocadas, e respondidas pelos representantes da APDL e TCL, mas no final muitas dúvidas subsistiam ainda, entre os operadores, quanto a saber como decorrerão as coisas na prática, em particular ainda antes do encaminhamento dos contentores para o porto, quando houver que lidar com múltiplos carregadores (nos casos de consolidação de cargas), ou for necessário certificar os equipamentos e procedimentos de pesagem (no caso do método 2), ou quanto a saber quem pagará – e quanto – o tempo e o trabalho acrescidos gastos.

Dúvidas que, de novo, a falta de legislação não ajuda a esclarecer.

Notícias Relacionadas

PSA International movimentou 90,9 M TEU
Marítimo

Sines lidera perdas dos portos no trimestre

06/06/2023
Porto de Leixões inova com certificação ISO 28000
Destaque

Leixões é o porto português mais eficiente

19/05/2023
Leixões exporta mais 2000 viaturas da Autoeuropa
Marítimo

Leixões exporta mais 2000 viaturas da Autoeuropa

17/05/2023
A seguir
Irão investe 2,4 mil milhões em graneleiros

Irão investe 2,4 mil milhões em graneleiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Transtejo: primeiros ferries eléctricos chegam até Junho

Baterias da Transtejo têm novo financiamento

09/06/2023
Navios a metanol ganham encomendas

Navios a metanol ganham encomendas

09/06/2023
Mau tempo arrasta contentores no Corvo

Mau tempo arrasta contentores no Corvo

09/06/2023
O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

09/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist