Mais de uma década volvida, a APDL e a Zaldesa firmaram novo acordo de parceria estratégica entre o Porto de Leixões e a Plataforma Logística de Salamanca.
O acordo aponta para o estreitamento das ligações operacionais e o incremento dos fluxos de mercadorias entre o porto nortenho e a plataforma de Salamanca, que assim como poderá funcionar como porto seco de Leixões em Castela-Leão, em complemento à infra-estrutura prevista para a Guarda.
Do lado das autoridades salamantinas, a renovada parceria é vista como uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento da plataforma intermodal de base ferroviária local, cuja construção deverá arrancar ainda este ano, num investimento de 13 milhões de euros, para durar 18 meses.
A troca de informação comercial, a promoção conjunta junto dos operadores e o desenvolvimento de sistemas compatíveis de gestão das mercadorias são outros aspectos contemplados no acordo assinado por Nuno Araújo, pela APDL, e por Carlos Carbayo, pela Zaldesa.
A aproximação entre Leixões e a plataforma logística de Salamanca não é de agora. Na verdade, o “namoro” leva já mais de uma década, tendo chegado ao ponto de se acordar, em 2011, a entrada da APDL no capital social da Zaldesa (com uma posição de até 25%) e o estabelecimento de um entreposto de Salamanca na plataforma logística de Leixões. Nada disso se concretizou, todavia.