Terça-feira, Dezembro 5, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Auxílios estatais: O escrutínio não terminou

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Auxílios estatais: O escrutínio não terminou

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

APDL gere o terminal ferroviário de Leixões

por T&N
28/07/2022
em Ferroviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O Governo aprovou hoje a atribuição à APDL da gestão do terminal ferroviário de mercadorias do porto de Leixões.

“Foi aprovado o decreto-lei que atribui à APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, as competências de gestora de infra-estruturas no terminal ferroviário de mercadorias de Leixões”, refere o comunicado da reunião do Conselho de Ministros de hoje.

De acordo com o Governo, “o presente diploma reflecte mais um passo na integração entre a modalidade ferroviária e marítima no transporte de mercadorias, através da gestão de infra-estruturas concentrada na autoridade portuária”.

O Executivo afirma que a mudança objectiva “a coordenação dos sectores” e ultrapassa “constrangimentos de interacção técnico-operacional que decorrem do cenário em vigor”, em que a Infraestruturas de Portugal (IP) gere o terminal.

O Governo refere ainda que promove “o reforço da conexão com o ‘hinterland’ do porto de Leixões, sendo este um factor decisivo para o crescimento da infra-estrutura portuária e para o desenvolvimento social do território de influência, favorecendo a sua competitividade e a dos seus clientes”.

Reagindo à decisão do Governo, a APDL lembrou, em comunicado, que “neste momento, em Leixões, um contentor que venha pela ferrovia para o transporte marítimo tem que sair da ferrovia, entrar na área urbana, e percorrer os 18 quilómetros que dista a entrada no porto”.

Citado no texto, o presidente da APDL, Nuno Araújo, referiu que a mudança da gestão do terminal ferroviário, da IP para a administração portuária, vai permitir “aumentar a cota ferroviária, aumentar as mercadorias movimentadas pelo Porto de Leixões, aumentar as soluções para a cadeia logística (com ganhos evidentes tanto em rapidez como em competências), e diminuir a pegada ambiental”.

Em Dezembro do ano, o Governo aprovou, também em Conselho de Ministros, a transferência da gestão do terminal ferroviária da Guarda para a APDL, que se tornou efectiva em Março passado. O objectivo é desenvolver ali um porto seco.

 

 

Notícias Relacionadas

Leixões com semestre recorde nos cruzeiros
Cruzeiros

Leixões à beira do recorde nos cruzeiros

23/11/2023
Siemens Portugal modernizou pórticos em 13 países
Marítimo

PPP portuárias renderam 7,2 milhões no primeiro trimestre

22/11/2023
Carga fraccionada e ro-ro em alta em Leixões
Marítimo

Leixões movimentou 11,2 milhões de toneladas

21/11/2023
A seguir
Yilport cresce 36% nos contentores

Yilport cresce 36% nos contentores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Metropolitano fecha compra de 14 comboios

Metropolitano de Lisboa quer mais 24 composições

04/12/2023
Volvo garante vitória nos camiões

Volvo garante vitória nos camiões

04/12/2023
Prémios de Carga T&N 2023 terminaram em grande

Prémios de Carga T&N 2023 terminaram em grande

04/12/2023
Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4

Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4

28/11/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist