A APDL vai avançar com o “projecto de modernização e reordenamento das vias portuárias do porto de Leixões”, anunciou em comunicado.
Em causa está a “a construção, substituição e modernização das vias portuárias, incluindo o reordenamento da circulação de acesso ao Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), bem como a requalificação e reformulação do terrapleno do Molhe Sul” e respectivos acessos, especificou a APDL.
O investimento previsto ronda os 6,8 milhões de euros, mas poderá será comparticipado em até 85%, através do Programa para a Acção Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030, no âmbito do Aviso Infraestrutura Portuária (RTE-T) – Porto de Leixões 1.º Aviso.
Os trabalhos deverão prolongar-se por cerca de três anos e meio, com a administração portuária a esperar a sua conclusão em Outubro de 2027.
A APDL propõe-se realizar seis projectos de investimento no âmbito do Sustentável 2030, com os objectivos de “melhorar as condições de operação e de realização de actividades logísticas” no porto, “apoiar a transição energética”, reforçar a “resiliência da infraestrutura”, promover “a intermodalidade para as mercadorias na área portuária” e expandir a “capacidade marítimo-portuária”.
Aguardamos que APDL construa o novo porto seguro da Guarda pela APDL assim como a IP conclua obras das linhas da Beira Baixa e Alta e igualmente a construção do terminal Medway !
Aguardamos que APDL construa o novo porto seguro da Guarda pela APDL assim como a IP conclua obras das linhas da Beira Baixa e Alta e igualmente a construção do terminal Medway e todas estas obras ajudariam as exportações ! …