A APDL vai compensar os transportadores rodoviários pelos atrasos na movimentação de contentores em Leixões, com efeitos retroactivos a 16 de Janeiro.
O acordo entre a APDL e a plataforma das mais de 60 empresas que paralisaram a actividade em Leixões desde a passada quarta-feira foi conseguido ao início da noite de ontem, ao cabo de várias horas de reunião. “Houve uma aproximação de posições que permitiu o acordo”, referiu ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o representante da plataforma.
Paulo Paiva fez, de resto, questão em destacar e elogiar “a intervenção do Conselho de Administração da APDL, na pessoa da drª. Cláudia Soutinho, que sempre demonstrou solidariedade com a causa dos transportadores”.
O acordo alcançado prevê o pagamento de uma compensação aos transportadores sempre que os camiões permaneçam mais de 120 minutos no interior do perímetro portuário de Leixões. A compensação aplicar-se-á apenas aos contentores cheios, mas a todos eles, e o seu valor subirá quando o tempo de demora superar os 180 minutos, precisou Paulo Paiva, que todavia se escusou a avançar os valores em causa.
O pagamento das compensações terá efeitos retroactivos a 16 de Janeiro (quando os atrasos se agravaram pela mudança no sistema de gestão do terminal de contentores de Leixões) e não tem uma data limite. “Ficou desde já agendada uma reunião para 20 de Março, para fazer o ponto de situação”, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o advogado representante dos transportadores rodoviários.
Recorde-se que a proposta dos transportadores previa o pagamento de uma compensação de 45 euros/contentor sobre 60% dos contentores cheios movimentados desde 16 de Janeiro e sujeitos a uma demora de mais uma hora. E, a partir de 1 de Março, o pagamento de 30 euros/contentor nos casos das demoras entre 60 e 120 minutos e de 120 euros/contentor nos casos além dos 120 minutos.
No âmbito do acordo, o pagamento das compensações será feito “directamente pela APDL aos transportadores”, esclareceu Paulo Paiva. “O processo burocrático está agora a ser afinado”, acrescentou.
Na reunião de ontem a APDL também acordou com os transportadores o fim das paragens para almoço e jantar no terminal de contentores. Uma mudança que “já foi hoje aceite pela concessionária [Yilport Leixões]”, garantiu o representante da plataforma. “Estamos a falar de mais três horas diárias de laboração”, frisou.