Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Ainda o estudo do transporte marítimo de mercadorias nos Açores – Parte I

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Ainda o estudo do transporte marítimo de mercadorias nos Açores – Parte I

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

APDL reforça frota “made in” Portugal

por T&N
17/09/2019
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A APDL baptizou hoje cinco embarcações para o serviço do porto de Leixões e da Via Navegável do Douro, num investimento de mais de quatro milhões de euros.

Os reforços da frota da APDL são um rebocador multifunções, com um custo de 2,75 milhões de euros, uma lancha de pilotos (829 mil euros) e três lanchas de amarração que, juntas, custaram 830 mil euros. As novas embarcações foram construídas pela Navaltagus.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que presidiu à cerimónia de baptismo, em Vila Nova de Gaia, destacou a importância do investimento – co-financiado em 85% por fundos comunitários – para a segurança da navegação  e destacou também “a manutenção de elevados critérios de exigência ambiental”.

Já a presidente do conselho de administração da APDL, Guilhermina Rego, referiu como objectivo “garantir a capacidade de resposta e de segurança” das três estruturas geridas pela entidade: o rio Douro, o porto de Leixões e o porto de Viana do Castelo.

Sobre as cinco embarcações, Guilhermina Rego destacou que o rebocador multifunções tem, também, características que lhe permitem ajudar no combate a incêndios ou na detenção de derrames, entre outras situações, enquanto a lancha de pilotos, disse a presidente da APDL, “vem garantir a fiabilidade dos serviços de pilotagem nas condições mais adversas de mar”.

“Isto é uma parte de uma abordagem nova e mais ambiciosa para o Douro que é uma grande via navegável da Europa, estando sujeito a exigências. A APDL e o Estado têm responsabilidades e o Douro é uma grande prioridade. É a possibilidade de levar o mar e oceano mais além. Este é um pequeno contributo para a melhoria da
qualidade ambiental do Douro”, acrescentou Ana Paula Vitorino.

 

 

Indústria naval em alta

O facto de as novas embarcações terem sido construídas em Portugal foi também destacado pela ministra do Mar, que a propósito salientou que o sector da indústria naval registou um aumento de 20% em 2018 face a 2017, dizendo-se convicta de que esta área é “uma boa aposta para as gerações mais novas”.

“Tem havido um aumento substancial. A maior parte das embarcações que são necessárias para os portos portugueses já são feitas em Portugal. As embarcações para o turismo de cruzeiro do Douro também já são maioritariamente feitas em Portugal e o sector de exportação também tem registado aumentos”, disse a governante.

A ministra do Mar apontou que “o crescimento das encomendas permite dizer que esta é uma indústria que está a aumentar o número de postos de trabalho”.

“Isto é fantástico porque há uns anos não estaríamos a falar dentro de um rebocador construído em Portugal. Esta é já uma evolução”, concluiu.

Notícias Relacionadas

APDL avança com o porto seco da Guarda
Ferroviário

APDL avança com o porto seco da Guarda

05/12/2023
Siemens Portugal modernizou pórticos em 13 países
Marítimo

PPP portuárias renderam 7,2 milhões no primeiro trimestre

22/11/2023
CEO do Porto de Halifax em visita ao Porto de Leixões
Press Releases

CEO do Porto de Halifax em visita ao Porto de Leixões

20/10/2023
A seguir
Diferendo sobre taxa de uso ensombra PPP da Fertagus

Fertagus admite comprar mais comboios

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Azores Airlines recebeu primeiro A320 NEO

Suspensa a privatização da Azores Airlines

05/12/2023
Governo impõe à ANA obras no aeroporto de Lisboa

Governo impõe à ANA obras no aeroporto de Lisboa

05/12/2023
PSD recupera NAL em Alcochete

Alcochete à frente na corrida ao aeroporto de Lisboa

05/12/2023
APDL avança com o porto seco da Guarda

APDL avança com o porto seco da Guarda

05/12/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist