Depois de uma primeira tentativa, em Maio, a APDL relançou agora o concurso para a concessão da exploração do porto comercial de Sardoura, no Douro navegável.
Desta feita, a APDL propõe-se concessionar o porto de Sardoura por um período de 30 anos, sem possibilidade de prorrogação.
No anterior procedimento, a administração portuária propunha um prazo inicial de dez anos, com possibilidade de um máximo de quatro renovações de cinco anos cada. O que, no limite, resultava também em 30 anos, mas com uma maior incerteza e insegurança para os potenciais interessados.
Reforçar a oferta de cais de movimentação de carga na Via Navegável do Douro (VND), para assim contribuir para o crescimento da actividade económica da região, e incentivar a transferência modal do transporte de mercadorias, da rodovia para a via fluvial, são os principais objectivos subjacentes ao concurso.
Localizado na margem esquerda do Douro, o porto de Sardoura dispõe de uma área de cerca de três hectares e de boas acessibilidades rodoviárias. Ainda assim, está praticamente inactivo. No último ano completo, em 2019, movimentou apenas cerca de 40 mil toneladas.
O prazo para a entrega das propostas estende-se até às 18 horas de 9 de Dezembro.