A pós-graduação em gestão e estratégia portuária será a primeira concretização do protocolo de colaboração ontem assinado pela APDL e pela ENIDH.
A parceria agora formalizada permite à APDL enriquecer a sua oferta formativa, cada vez mais voltada para o exterior, e à ENIDH ampliar a sua área de influência ao Norte, utilizando para tal os recursos humanos e técnicos do Porto de Leixões, e desde logo o Centro de Formação.
A pós-graduação em gestão e estratégia portuária arrancará no próximo dia 23 do corrente, para se prolongar até 22 de Setembro. Ao todo serão 167,5 horas de curso, distribuídas por cinco módulos e três seminários, que serão complementados por uma visita técnica ao porto de Leixões.
Os módulos versarão os seguintes temas: Estratégia e modelos portuários; Economia e Logística; Planeamento, infraestrutura e tecnologia, Direito e comércio internacional e Segurança marítima e portuária.
Serão formadores Luís Alvim (Escola de Gestão do Porto), Cruz Gonçalves (ENIDH), João Marrana (Universidade Portucalense), Jaime Vieira dos Santos (TCL e Comunidade Portuária de Leixões), Eduardo Martins (ENIDH), Ana Paula Vitorino (IST – Lisboa), Rui Cunha (APDL), Orlando Mota Duarte (ENIDH), Marinho Dias (APDL), Braga da Cruz (APDL), Monteiro da Rocha (Agepor), Lima Torres (APDL), Vasconcelos Esteves (ENIDH), Paulo Macedo (Universidade Lusófona), Santos Gomes (APDL) e António Fera (ENIDH).
Os três seminários serão dedicados às “Concessões portuárias: as funções da autoridade portuária no acompanhamento e controlo”, por Amadeu Rocha (APDL), a “O porto e a cidade”, por Matos Fernandes, e às “Infraestruturas portuárias”, por Brogueira Dias (APDL).
As inscrições (limitadas) deverão ser feitas junto dos serviços de Formação da APDL.