
A venda de navios porta-contentores para desmantelamento caiu para metade em 2024 face a 2023, calcula a Alphaliner.
No ano passado, apenas 56 navios porta-contentores terão sido vendidos para reciclagem, num total de 80 950 TEU, segundo a consultora. Em 2023, a capacidade desmantelada atingiu os 162 mil TEU.
O aumento da procura de transporte marítimo de contentores (também pela crise do Mar Vermelho) e a subida dos fretes são os motivos apontados para os armadores terem mantido em operação praticamente todos os navios existentes.
E, no entanto, no início do ano transacto pensava-se que o desmantelamento de porta-contentores iria “disparar”, dado o envelhecimento da frota, as novas regras ambientais e a esperada entrada no mercado de cerca de três milhões de TEU de capacidade nova, lembra a Alphaliner.
Facto é que, em 2024, apernas foram vendidos para o ferro-velho um navio porta-contentores de mais de 5000 TEU, quatro de 3-5 mil TEU e cinco de 2-3 mil TEU.
A maioria dos navios desactivados respeitou a unidades de menores dimensões: 13 de 1 500/2 000 TEU, 14 de 1000/1 500 TEU e 19 de menos de mil TEU.