O terminal Masvlakte II do porto de Roterdão será o primeiro terminal do mundo a eliminar as emissões poluentes do equipamento de movimentação de contentores, anunciou a APM Terminals.

“Estamos orgulhosos dos nossos avanços tecnológicos, que fazem desta a primeira operação de terminal zero emissões do mundo, melhorando o ambiente no porto e marcando o ritmo da sustentabilidade no sector”, afirmou o director-geral da APM Terminals Maasvlakte II, Frank Tazelaar, citado pela assessoria de imprensa.

O terminal Maasvlakte II deverá receber o primeiro navio ainda este mês e tem como meta movimentar 2,7 milhões de TEU por ano.

O objectivo de emissões zero será conseguido através da utilização de energia eléctrica de origem eólica para alimentar os guindastes e demais equipamentos de manipulação dos contentores. Destaque também para uma frota de 37 AGV (veículos de condução automática) eléctricos, que transportarão os contentores do parque até ao cais. Além disso, a APM Terminals utilizará no terminal 35 veículos comerciais elétricos Nissan e-NV200.

 

Tags:

Os comentários estão encerrados.