A APM Terminals acaba de anunciar a compra da maioria do Grupo Maritim TCB ao Grupo Perez. O montante do negócio não foi divulgado mas no país vizinho fala-se em 1 200 milhões de euros.

Porto de Barcelona - TCB

O Grupo TCB é o maior operador operador portuário espanhol e o 23.º no mundo, com uma crescente exposição internacional. O seu portfolio inclui 11 terminais de contentores, com uma capacidade instalada de 4,3 milhões de TEU e um movimento anual de 3,5 milhões de TEU.

Fora de Espanha, o Grupo TCB opera terminais na Turquia, México, Colômbia e Brasil, e tem em construção um terminal na Guatemala (com abertura prevista para 2016).

Com esta aquisição, considerada “major” pela própria companhia, a APM Terminals aumenta para 73 o número de terminais operados, em 40 países dos cinco continentes. Em Espanha,a APM Terminals já está presente em Algeciras.

O negócio com o Grupo Perez deverá ficar fechado até ao final do ano, assim sejam obtidas as necessárias autorizações.

Recorde-se que a portuguesa Finpro (holding de Américo Amorim, CGD e Banif), em situação de falência, detém 18,5% do Grupo TCB. Uma posição que está à venda e que, quem sabe, poderá também interessar a APM Terminals.

Comments are closed.