A primeira escala comercial aconteceu em Dezembro do ano passado mas só hoje a APM Terminals inaugurou o Maasvlakte II, em Roterdão, o primeiro terminal de contentores do mundo 100% automático.

 

Resultado de um investimento de 500 milhões de euros, o Maasvlakte II apresenta várias novidades mundiais. A começar pelos oito pórticos de cais 100% automáticos e controlados à distância. Passando pelos 62 Lift-AVG, automáticos, pois claro, os primeiros capazes de elevar e empilhar contentores, que transportam as caixas entre o cais e o parque. E acabando nos 54 ARMG, pórticos de parque sobre carris, que movimentam os contentores no parque. Automaticamente.

Todos os equipamentos são alimentados a electricidade, produzida a partir da energia eléctrica. Portanto, o novo terminal é 100% automático e 100% ecológico. E promete um aumento de produtividade de 40%.

Nesta primeira fase, o terminal ocupa uma área de 86 hectares (reclamados ao Mar do Norte) e dispõe de uma frente de cais de mil metros. A capacidade instalada é de 2,7 milhões de TEU/ano. Quando completo, Maasvlakte II terá 2 800 metros de cais, com fundos de -19,65 metros, ocupará 180 hectares e poderá movimentar 4,5 milhões de TEU/ano.

A construção do terminal iniciou-se em Maio de 2012. A primeira escala comercial aconteceu em Dezembro do ano passado. Hoje, a inauguração reuniu meio milhar de convidados e contou com a presença do rei da Holanda.

 

 

Os comentários estão encerrados.