A APM Terminals propõe-se investir 962 milhões de euros nos seus terminais de contentores no Brasil até 2026. Mas quer ir ainda mais longe.
Os planos da APM Terminals (Grupo Maersk) para o Brasil foram revelados pelo CEO da empresa, no âmbito de uma visita de uma delegação comercial da Dinamarca àquele país sul-americano.
Os investimentos previstos desde já abarcam todos os terminais brasileiros da APM Terminals, mas os portos de Suape e de Santos têm reservadas as maiores fatias.
No porto de Suape, a operadora dinamarquesa tem previsto investir 296 milhões de euros na primeira fase de um novo terminal, localizado no denominado Estaleiro Atlântico Sul.
Para Santos, estão previstos 285 milhões de euros na ampliação do Brasil Terminal Portuário (uma joint-venture entre a APM e a TIL), que trabalha já a 92% da sua capacidade (1,5 milhões de TEU/ano).
A concessão actual termina em 2027, mas os concessionários estão a negociar a sua extensão por 20 anos, contra o compromisso de duplicar a capacidade de movimentação de contentores.
E, assim, o investimento de 285 milhões de euros poderá subir para 408 milhões nos próximos cinco anos, até porque a APM Terminals e a TIL estão interessadas em desenvolver um novo terminal, o STS 10, junto ao actual.
Os aumentos de capacidade serão acompanhados por melhorias ambientais, em linha com o compromisso da operadora de reduzir em 70% as emissões GEE até 2030 e atingir as emissões zero em 2040, sustenta.