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Aposta da TAP no Porto passa pela Portugália

por T&N
16/12/2020
em Aéreo
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O aeroporto do Porto tem potencial para crescer e o Governo quer aumentar a sua viabilidade com a aposta na Portugália. disse o ministro das Infraestruturas.

“O Aeroporto Sá Carneiro é o principal aeroporto do noroeste peninsular e tem potencial para crescer. A TAP tem um papel importante no aeroporto, nunca vai a perder e nós vamos tentar, através desta aposta na Portugália, aumentar também a viabilidade, fazermos outro tipo de voos a partir do Porto”, afirmou  Pedro Nuno Santos, ontem, na audição parlamentar sobre o plano de reestruturação da TAP.

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“Agora, nós não temos como única obsessão, quando a empresa é publica, que ela dê lucro a todo o custo, mas nós também não podemos transformar a TAP num peso permanente para o aeroporto e é este equilíbrio que nós temos de procurar, a bem do país, a bem das contas públicas, mas obviamente também a bem do território e da coesão territorial”, acrescentou o governante.

Segundo o plano de reestruturação da TAP, entregue à Comissão Europeia em 10 de Dezembro, não está prevista a redução de pessoal da Portugália, que pertence ao grupo TAP.

“A Portugália nunca atingirá o custo unitário de uma low cost, mas nós sabemos que entre as low cost e as companhias de bandeira há um segmento de mercado que pode ser explorado”, avançou o ministro na conferência de imprensa para apresentar publicamente o plano, em 11 de Dezembro, referindo-se à operação de voos de curto e médio curso da TAP Express.

“Nós vamos reforçar a frota dos aviões [da Portugália] para o dobro. Temos ATR [bimotores de médio porte] que vão acabar por ser descontinuados, ficaremos com 13 Embraer, ou seja, duplicaremos a frota de Embraer da  Portugália, portanto, para 26″, explicou então Pedro Nuno Santos.

Quanto à operação no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, o governante disse não haver qualquer intenção de a “reduzir ou penalizar”.

“A aposta na TAP Express vai, pelo menos, permitir, ou tornar viável, um conjunto de operações que não o são, se forem feitas pelas TAP. […] Vamos aumentar a capacidade de servir a região Norte a partir do [aeroporto] Sá Carneiro, mas, mais uma vez, é um trabalho da gestão e que depende da procura”, acrescentou.

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