No primeiro semestre, o porto de Faro movimentou 201 mil toneladas e o de Portimão 5 357 passageiros. A APS está a investir 2,8 milhões de euros na modernização de ambos.
A Administração dos Portos de Sines e do ALgarve (APS) anuncia para o final do mês a conclusão das obras de modernização dos portos de Faro e Portimão, num investimento de 2,8 milhões de euros, comparticipado em 1,18 milhões pelo Feder, através do Programa Operacional Algarve 21.
Em Faro, os trabalhos mais visíveis são a reparação do caminho de rolamento dos guindastes no cais comercial e o reordenamento e requalificação da área portuária.
Em Portimão, e visando favorecer a actividade do turismo de cruzeiros, foi reabilitado o cais ro-ro e está adiantada a reabilitação do cais flutuante Bartolomeu Dias. Igualmente foram melhoradas as instalações de acolhimento dos passageiros e está prevista a instalação de um scanner.
Menos visível mas não menos importante, a modernização dos dois portos algarvios (agora integrados na administração portuária de Sines) passa também pela melhoria dos sistemas de informação e comunicação.
Refiram-se, a título de exemplo, a extensão do Sistema de Supervisão Portuária (SSP) e do VTS Portuário (AIS), que permitirão alargar a vigilância vídeo dos cais e facilitarão o controlo do tráfego de navios nas áreas molhadas.
Entre Janeiro e Junho, o porto de Faro movimentou 201 232 toneladas, sendo que em todo o ano passado processou cerca de 367 mil toneladas. No mesmo período, Portimão recebeu 5 357 passageiros de cruzeiros. Em todo 2014, foram 14 634.