A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve promoveu um Curso Geral de Cibersegurança destinado aos seus trabalhadores, no qual participaram também vários representantes de empresas da Comunidade Portuária.

Este curso foi realizado no âmbito do protocolo de cooperação entre a APS e o Centro Nacional de Cibersegurança do Gabinete Nacional de Segurança, assinado em Setembro de 2017. Teve como objetivo informar sobre as últimas tendências desta problemática, demonstrando os principais desafios e boas práticas possíveis de aplicar, por forma a prevenir e a garantir uma resposta adequada a eventuais incidentes.

Este evento enquadra-se na política de melhoria contínua da APS, visando a capacitação constante dos seus colaboradores para a proteção dos sistemas de informação do porto, nomeadamente da JUP – Janela Única Portuária e do CUP – Cartão Único Portuário, fundamentais para o despacho administrativo paperless das operações.

Recorde-se ainda que a APS detém, desde 2013, a certificação do seu Sistema de Gestão de Segurança de Informação, de acordo com a norma ISO/IEC 27001:2013, atribuída pela Lloyd’s Register Quality Assurance.

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*