O próximo curso “português” sobre as Auto-Estradas do Mar da Escola Europeia de Short Sea Shipping (2E3S) terá, pela primeira vez, a participação de alunos da ENIDH e do ISCIA (de Aveiro).
São já mais de 30 os inscritos no próximo curso LIFE-MOS para portugueses, que se realizará entre 9 e 12 de Junho, a bordo do Cruise Barcelona, da Grimaldi Lines, na viagem Barcelona – Civitavecchia – Barcelona.
Entre eles estarão alunos da ENIDH e do ISCIA, resultado da atribuição de bolsas de estudo pela APTMCD. “É mais um esforço que decidimos fazer”, referiu Belmar da Costa ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS. Os alunos foram indicados pelas direcções das duas escolas. Os escolhidos não suportarão qualquer custo. No total “criámos seis bolsas, que incluem também a participação de docentes da Universidade Lusófona do Porto”, acrescentou o director da APTMCD.
Outra novidade absoluta deste curso será o facto de ocorrer em simultâneo com uma acção similar destinada a alunos espanhóis. Uma oportunidade para estreitar relações, que Belmar da Costa se propõe aproveitar. “Não está nada previsto, mas tudo vamos fazer para promover a interacção entre os participantes nos dois cursos. Uma das hipóteses será fazer uma apresentação comum dos resultados dos casos práticos”, referiu.
Para além dos alunos da ENIDH e do ISCIA e dos docentes da Lusófona do Porto, participarão no curso português representantes dos principais portos e da CP Carga, agentes de navegação, transitários, operadores de terminais portuários e carregadores.
Notada continua a ser a ausência de transportadores rodoviários de mercadorias. É certo que um crescente número utiliza os serviços de Auto-Estradas do Mar disponíveis nos portos espanhóis. Mas também é verdade que muitos, ainda a maioria, não conhece nem reconhece as mais-valias que a intermodalidade rodo-marítima lhes pode trazer para lidarem com o aumento dos custos operacionais e com as crescentes limitações à circulação.
Com 32 inscritods, e não podendo o curso ter mais de 40 alunos, subsistem ainda algumas, poucas, vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição através do link http://www.2e3s.eu/courses/120609GC.php.
O preço da inscrição é de 400 euros, incluindo a participação nas actividades de formação, a viagem, o alojamento e a alimentação a bordo. A deslocação até Barcelona poderá ser subsidiada, custando apenas 100 euros, mediante contacto com António Belmar da Costa (APTMCD).