É já nos próximos dias 16 a 18 de Abril que se realiza em Portugal o primeiro curso “Life Rail” da Escola Europeia de Short Sea Shipping.
Trata-se de uma novidade absoluta. Quer porque é a primeira vez que este curso da “escola” de Barcelona se realiza fora do território espanhol, quer porque será a primeira vez que em Portugal se realizará uma acção de formação nestes moldes.
O curso prático de intermodalidade marítima-ferroviária decorrerá a bordo de um comboio da CP Carga, a que será acoplada uma carruagem de passageiros, e ao longo de uma viagem que levará os participantes da plataforma da Bobadela aos portos de Sines, Setúbal e Aveiro e de volta à Bobadela.
Além das aulas, teóricas e práticas, a bordo, o programa contempla também visitas de estudo aos portos e plataformas ferroviárias adjacentes.
A única diferença do “Life Rail” português relativamente ao “Life Rail” espanhol (ministrado a bordo do “El Expresso de La Robla”, da FEVE, entre Gijon e Santander), é que os alunos (e os professores) não ficarão alojados a bordo, mas em unidades hoteleiras em Sines e Aveiro.
As aulas serão ministradas por Eduard Rodés, da Escola Europeia, António Belmar (APTMCD), António Martins (CP Carga), João Soares, Vítor Caldeirinha (APSS) e Ricardo Paulo (APA).
Entre os temas a abordar estarão as infra-estruturas ferro-portuárias; a política europeia de transporte ferroviário; a informação, documentação, contratação e gestão de riscos no transporte ferroviário de mercadorias e a análise da estrutura de custos do transporte ferroviários e comparação com outros modos de transporte.
O número de inscrições é limitado. O custo individual de participação é de 450 euros (incluindo alojamento e alimentação).
Este “Life Rail” português tem como parceiros nacionais, além da APTMCD, a CP Carga, CP, APA, APS e APSS, IPTM, ENIDH e Agepor.