Numa altura em que o aeroporto de Beja entrou para a análise do novo aeroporto de Lisboa, o Parlamento recomendou ao Governo o aproveitamento das potencialidades da infra-estrutura alentejana.
Na Resolução da Assembleia República hoje publicada em Diário da República, os deputados recomendam a valorização do aeroporto de Beja “no âmbito do sistema aeroportuário nacional, aproveitando todos os seus recursos e potencialidades”.
Para favorecer a “intermodalidade de serviços e transportes”, a Assembleia da República recomenta a modernização e electrificação “de t oda a Linha do Alentejo, na ligação entre Casa Branca – Ourique/Funcheira, incluindo o estudo da ligação ao Aeroporto de Beja” e “a construção do IP8 com duas vias e sem portagens entre Sines e a A2 e a requalificação do IP8, numa primeira fase entre Santa Margarida do Sado e Beja e numa segunda fase entre Beja e Ficalho”.
Para os deputados, o Executivo deve potenciar ” a estratégia integrada da aeronáutica, carga, parqueamento, manutenção e passageiros, como forma de promoção do desenvolvimento endógeno do turismo, indústria e manutenção aeronáutica e carga/logística”.
A Resolução foi aprovada no passado 26 de Janeiro.