A Associação Logística Inovadora de Aragão (ALIA) propõe-se dinamizar um serviço regular de transporte ferroviário de mercadorias com o Entroncamento, avança a imprensa local.
No imediato, a ALIA envolveu-se no arranque de um serviço ferroviário porta-a-porta entre Saragoça (terminal de Saica) e Sevilha. Operado pela Comsa Rail, tem três saídas semanais e permite transportar contentores de 45 pés.
Além deste serviço, a ALIA propõe-se aumentar as ligações ferroviárias ao resto da Península Ibérica. Os próximos “alvos” são Vigo e o Entroncamento, para onde a associação defende que arranquem serviços semelhantes ao agora inaugurado para ligação a Sevilha, através de soluções de carácter multicliente, com serviços de consolidação e desconsolidação na origem e no destino.
A ALIA está, além disso, a envidar esforços para que se criem novos serviços ferroviários internacionais que tenham como principais destinos França e Alemanha. A associação defende ainda que se analisem oportunidades no transporte aéreo.
A Comsa Rail, parceira da Takargo na Ibercargo, já realiza comboios no terminal do TVT no Entroncamento.