As primeiras carruagens ARCO certificadas entrarão oficialmente ao serviço da CP na Linha do Minho na próxima quinta-feira, sabe o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
A viagem inaugural das carruagens ARCO na Linha do Minho está agendada para quinta-feira, dia 28, com partida de Valença às 8h45.
O evento contará com a presença do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, um dos protagonistas do negócio da compra das 50 carruagens em segunda mão à espanhola Renfe, há dois anos.
Na sema passada, o IMT anunciou a certificação das primeiras seis carruagens do lote, concluindo um processo que se arrastou muito mais do que o inicialmente previsto, alegadamente por ter de passar pela Agência Europeia de Caminhos de Ferro.
Foi em Julho de 2020 que a CP anunciou a compra de 50 carruagens em segunda mão à Renfe por um total de 1,5 milhões de euros, ou 30 mil euros cada. O custo da modernização e adaptação (desde logo, a remoção do amianto, que gerou polémica) está orçado em 156 mil euros, por veículo, Contas feitas, as carruagens, agora praticamente novas, custarão cerca de 186 mil euros cada uma, contra os 1-1,5 milhões de euros que custariam novas.
No imediato, as novas carruagens operarão na Linha do Minho, com a tracção a ser garantida por locomotivas da série 2600, também elas recuperadas da “sucata” da CP. À medida que mais carruagens fiquem prontas, também reforçarão o serviço Intercidades.
“Novas?” Dá para rir. Material rolante abatido pelos espanhois, sem mais vida útil, reciclado, rejuvesnecido à base de tinta vistosa, não serviu para os outros mas serve para nós, como país terceiro-mundista. Que visão vanguardista, num sector vital que carece de evolução e modernização tecnológica, é mesmo isso que vem a calhar…
E uma tristeza a ligna da BEIRA Alta
Nei por a Capital passa pois Viseu
Nei estacao de comboios tem.So tem autocaros como nos Paises Pobres. Nao sei que progresso tem a Capital da BEIRA alta