Chama-se European International Shipowners’ Association of Portugal (EISAP), diz representar mais de 80% dos armadores com navios de bandeira portuguesa, e quer contribuir para o desenvolvimento do Registo MAR e para a criação de um cluster marítimo em Portugal.
A EISAP foi fundada em Maio mas só agora se apresentou publicamente, em comunicado, em que enumera os objectivos e apresenta credenciais
Quanto aos objectivos:
“A EISAP quer contribuir para a promoção, desenvolvimento e harmonização do registo internacional português, em estreita colaboração com a SDM – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, entidade responsável pelo MAR, com as autoridades regionais, nacionais e europeias, com os sindicatos do sector e com outros stakeholders relevantes em Portugal e no plano internacional.
“Quer ajudar na criação de condições que permitam o desenvolvimento do MAR, nacional e internacionalmente, fomentando dessa forma a sua relevância. Ao faze-lo, estará a potenciar o crescimento da marinha mercante portuguesa, permitindo assim a criação de mais emprego e abrindo a possibilidade de novos posicionamentos internacionais para o nosso país, naquilo que aos assuntos marítimos diz respeito.”
Quanto às credenciais, a EISAP sublinha a experiência no mundo do shipping dos seus membros, e apresenta Rober Lorenz-Meyer, ex-presidente da BIMCO e preesidente da Ernst Russ, e Prabhat Jha, director executivo da MSC Shipmanagement, como presidente e vice-presidente da Direcção, respectivamente. A presidência da Mesa da Assembleia Geral está confiada a Pedro Rebelo de Sousa, senior partner da SRS Advogados e presidente do Instituto Português de Corporate Governance.
No início de Maio estavam registados no Registo Internacional da Madeira – MAR 278 navios com uma tonelagem bruta agregada de 11,4 milhões de toneladas.