A Arriva está disponível e interessada em comprar a posição de Humberto Pedrosa no Grupo Barraqueiro. Para David Martin, admimistrador executivo da multinacional para a Europa, tal desfecho será uma questão de tempo.
“O grupo Barraqueiro é uma empresa familiar e pensamos que um dia o senhor Humberto Pedrosa poderá tomar a decisão de alienar o grupo. Se quisermos, um dia tenho a certeza de que isso acontecerá, vamos ter esse negócio, o grupo Arriva irá adquirir o controlo do grupo Barraqueiro”, garante David Martin, em entrevista ao “DE”.
A Arriva (grupo Deutsche Bahn) já detém 31,5% da holding Barraqueiro. Enquanto a compra da maioria não acontece, a postura é de manter a parceria, porque “trabalhamos muito bem em conjunto e (…) consideramos o Grupo Barraqueiro o nosso parceiro ideal em Portugal”.
O grupo Arriva entrou em Portugal em 2000, através da compra de quatro transportadoras nortenhas. Até ao momento, o investimento do grupo subiu aos 300 milhões de euros, contabilizando a entrada no Grupo Barraqueiro e a compra de 100% da TST.
E a intenção é continuar a investir. Nomeadamente nas concessões. David Martin reafirma a disponibilidade para acorrer às concessões de Lisboa e Porto, rodoviárias e ferroviárias. E avisa que sem concessões, os fundos disponíveis para investimento serão canalizados para outros mercados.
No ano passado, a Arriva atingiu em Portugal um volume de negócios de cerca de 60 milhões de euros (sem consolidar a posição no Grupo Barraqueiro).