Quarta-feira, Junho 18, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Autoridades Competentes no transporte de mercadorias perigosas (1)

    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    Blockchain na otimização do setor portuário

    Por que é que a maioria das transformações logísticas falha?

    Há Mar e Mar

    Há Mar e Mar

    Lisnave com menos vendas e lucros em 2024

    Desenvolvimento futuro do estaleiro da Lisnave

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Brasil discute nova Lei dos Portos

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Autoridades Competentes no transporte de mercadorias perigosas (1)

    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

    Blockchain na otimização do setor portuário

    Por que é que a maioria das transformações logísticas falha?

    Há Mar e Mar

    Há Mar e Mar

    Lisnave com menos vendas e lucros em 2024

    Desenvolvimento futuro do estaleiro da Lisnave

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Brasil discute nova Lei dos Portos

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ásia-Europa concentra 24% da frota de porta-contentores

por T&N
04/06/2025
em Marítimo
0
Ásia-Europa concentra 24% da frota de porta-contentores
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O Ásia – Europa reforçou a posição como maior trade line no shipping de contentores, concentrando agora 24,4% da capacidade mundial, calcula a Alphaliner.

A “culpa” é da crise no Mar Vermelho, que persiste, e que leva os operadores de transporte marítimo de contentores a fazerem divergir os navios pela Rota do Cabo, com isso precisando de maior capacidade para manter a oferta.

Só no último ano, calcula a Alphaliner, a oferta de capacidade no Ásia – Europa cresceu 11,7%, ou cerca de 817 mil TEU, para um total de 7,8 milhões de TEU.

Lertambém

Porto de Aveiro recebeu navio com 36 metros de boca

Porto de Aveiro recebeu navio com 36 metros de boca

17/06/2025
MSC negoceia entrada da COSCO na compra da Hutchison Ports

MSC negoceia entrada da COSCO na compra da Hutchison Ports

16/06/2025

Desde Maio de 2023, o aumento de capacidade naquela linha atingiu os 40,8%, equivalentes a mais 2,26 milhões de TEU. E com isso, o Ásia – Europa passou a concentrar 24,4% da capacidade global, quando há dois anos ocupava apenas 20,8%.

A dúvida que persiste é saber o que acontecerá quando a crise no Mar Vermelho se resolver e os navios retomarem a navegação pelo Canal do Suez, com isso libertando capacidade para um mercado em estagnação…

Nos últimos 12 meses, ainda de acordo com a Alphaliner, a capacidade global da frota de porta-contentores cresceu 8,9%, ou 2,62 milhões de TEU para 32,1 milhões de TEU.

Para além do Ásia – Europa, que absorveu 31% da nova capacidade, destacou-se, em termos relativos, o aumento da oferta nos tráfegos com a América Latina: foram mais 606,5 mil TEU só nos últimos 12 meses (mais 15,6%), para um total de cerca 4,5 milhões de TEU, ou 14% da frota mundial (em termos de capacidade).

Notícias Relacionadas

Margens operacionais em mínimos de um ano
Marítimo

Margens operacionais em mínimos de um ano

29/05/2025
ZIM mais do que triplicou os lucros
Marítimo

ZIM mais do que triplicou os lucros

20/05/2025
Canal do Suez dá descontos aos grandes navios
Marítimo

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

13/05/2025
A seguir
Miguel Pinto Luz mantém-se nas Infraestruturas

Miguel Pinto Luz mantém-se nas Infraestruturas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Iate Bunty faz escala no porto da Figueira da Foz

Iate Bunty faz escala no porto da Figueira da Foz

17/06/2025
Boeing "vê" carga aérea a crescer 3,7% ao ano

Boeing “vê” carga aérea a crescer 3,7% ao ano

17/06/2025
Portugal perdeu um lugar no ranking da competitividade do IMD

Portugal perdeu um lugar no ranking da competitividade do IMD

17/06/2025
Porto de Aveiro recebeu navio com 36 metros de boca

Porto de Aveiro recebeu navio com 36 metros de boca

17/06/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados