A Metro do Porto e a STCP assinaram hoje os contratos de subconcessão da exploração e manutenção dos seus sistemas de transportes com a Transdev e a Alsa, respectivamente.

STCP + Metro do Porto

Em comunicado, as empresas referem que os contratos, por um período de dez anos, vão agora ser submetidos ao Tribunal de Contas (TdC) para obtenção de visto prévio.

“Ficam assim asseguradas a integralidade, a qualidade e a exigência dos serviços que a Metro do Porto e a STCP prestam à Área Metropolitana do Porto (AMP), no estrito respeito pelo interesse público, com estabilidade tarifária e sem aumentos acima da inflação”, conclui o comunicado.

Na sexta-feira, a Comissão de Trabalhadores da STCP afirmou que o Governo e a administração da empresa tinham “pressa” em assinar o contrato de subconcessão com a Alsa, questionando o porquê dessa necessidade, prevendo que o mesmo seria assinado naquele dia ou o mais tardar hoje.

As propostas de adjudicação à Alsa e à Transdev da subconcessão da STCP e Metro do Porto, respectivamente, foram aprovadas pelos conselhos de administração das duas empresas a 15 de Setembro. Segundo fonte oficial das duas empresas, no caso da Metro do Porto, a votação deu-se com “a abstenção da maioria dos representantes do Conselho Metropolitano do Porto”.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou a 4 de Setembro que as empresas Transdev e Alsa apresentaram as melhores propostas à subconcessão das empresas.

Em declarações aos jornalistas, Sérgio Monteiro disse então que aquelas propostas eram mais favoráveis, financeiramente, do que a proposta apresentada há meses pelo consórcio espanhol TMB/Moventis, que venceu o concurso público lançado inicialmente pelo Governo, em Agosto do ano passado, mas que não apresentou a garantia bancária necessárias.

 

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