A Atlânticoline lançou hoje o concurso público para a construção de dois navios eléctricos, num investimento de 25 milhões de euros financiado pelo PRR.
Os dois navios, para transporte de passageiros e viaturas, deverão começar a operar em 2026, no canal Horta/Madalena e no canal Velas/São Roque, avançou a Atlânticoline.
14 de Fevereiro próximo é o prazo limita para a apresentação das propostas pelos candidatos.
Além das construções, certificações, homologações e aprestamentos dos navios, o contrato abrange a realização e desenvolvimento dos projectos, ensaios e testes.
A construção dos dois navios elétricos tem como objetivo “descarbonizar a operação da empresa no Triângulo”, sublinha a Atlânticoline.
Foi em Abril do ano passado que o secretário regional das Finanças, Duarte Freitas, anunciou a intenção de adquirir dois navios eléctricos. Na altura, Duarte Freitas referiu que, no capítulo da descarbonização, iria haver uma “aposta inovadora em dois barcos eléctricos para operarem nas ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge), libertando os actuais da Atlânticoline para novas rotas, como por exemplo a rota Ponta Delgada – Vila do Porto”.
A Atlânticoline opera actualmente com cinco embarcações próprias: a lancha Ariel, com capacidade para 12 passageiros, os navios Cruzeiro das Ilhas e Cruzeiro do Canal, com capacidade para 191 passageiros, e os ferries Mestre Jaime Feijó e Gilberto Mariano, capazes de transportar, respectivamente, 333 passageiros/13 viaturas e 296 passageiros/10 viaturas.