Depois de ter recusado os navios encomendados aos ENVC, a Atlânticoline vai continuar a fretar dois ferries para assegurar o transporte inter-ilhas nos meses de Verão.
O secretário regional da Economia dos Açores anunciou no Pico o próximo lançamento de um concurso para o fretamento de dois navios, por um período de dois anos, prorrogável por mais um, a partir do Verão de 2013.
Citado pela “Lusa”, Vasco Cordeiro referiu que a compra de dois navios implicaria um investimento de 80-90 milhões de euros, considerando que “não parece acertado na actual conjuntura mandar para fora da região esse dinheiro, que pode ser aplicado no apoio às empresas açoriana”.
Este ano, e pelo terceiro ano consecutivo, o transporte inter-ilhas, nos meses de Maio a Setembro, será assegurado por dois ferries da Hellenic Seaways – – o Express Santorini e o Helenic Wind -, mediante o pagamento de uma renda de quatro milhões de euros.
O fretamento destes navios foi uma solução de recurso decidida pelo Governo dos Açores, depois da Atlânticoline ter recusado receber o Atlântida (e o Anticiclone), encomendados aos estaleiros de Viana do Castelo.
Desde então, em dois anos, o fretamento de dois ferries custou 17 milhões de euros, a que acrescerão os quatro milhões deste ano.
Entretanto, a Atlanticoline tem a decorrer um concurso para a construção de dos ferries para o tráfego entre as ilhas do Triângulo, com um custo base global de perto de 38 milhões de euros.